
O jornalista e escritor capixaba Maxwell dos Santos lançou a edição revista e ampliada do romance O trote da lista, publicado originalmente em 2021. A nova versão chega durante o Julho das Pretas, mês dedicado à valorização da história e da luta das mulheres negras, e antecede o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Ambientada no Espírito Santo, a obra acompanha a trajetória de Leiliane, jovem negra da escola pública que sonha em ingressar no curso de Medicina. No entanto, um trote altera sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e muda completamente os rumos da história.
Romance aborda desafios sociais
Com aproximadamente 48 mil palavras, a nova edição recebeu revisão textual, ampliação de cenas e aprofundamento dos personagens. Além disso, o romance retrata temas como racismo estrutural, desigualdade educacional, elitismo acadêmico, violência de gênero, abuso de poder, fanatismo religioso e mobilidade social. Ao mesmo tempo, a narrativa destaca a educação como instrumento de transformação e resgata a trajetória da família da protagonista, marcada por preconceito, pobreza, resistência e esperança.
Leitura gratuita
Segundo o autor, o lançamento durante o Julho das Pretas reforça o diálogo sobre igualdade racial, representatividade e acesso à educação. Por isso, a obra busca estimular reflexões sobre os obstáculos enfrentados por milhares de jovens brasileiros na busca por oportunidades. O e-book está disponível gratuitamente para leitura e download no endereço https://bit.ly/otledicaopdf. Maxwell dos Santos é jornalista, radialista, professor, servidor público da Prefeitura de Cariacica e editor-chefe do portal Marramaque.











