Ex-presidente da Petrobras vem ao ES falar sobre Margem Equatorial

Encontro com Jean Paul Prates será durante um café da manhã promovido pelo Lide Espírito Santo para tratar o tema Margem Equatorial

Jean Paul Prates vai participar de evento com empresários capixabas - Foto: Divulgação -

Por Kikina Sessa

Presidente da Petrobras de 2023 a 2024, Jean Paul Prates é o convidado do Lide Espírito Santo, organização de lideranças empresariais, para um encontro que acontece em junho, durante um café da manhã.

Na ocasião, Prates, que já foi senador pelo PT, vai abordar temas relacionados ao processo de transição energética, como a descarbonização. “Vai ser o terceiro evento do ano, promovido pelo Lide. Um breakfast com Jean Paul Prates”, comentou o presidente da organização no Estado, Thiago Santos. “Estamos animados para poder mostrar para os capixabas o que está sendo discutido na Margem Equatorial, entre outros movimentos de energia do país”.

Localizada no Norte do país, entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial apresenta grande potencial petrolífero. Recentemente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou o plano apresentado pela Petrobras para realizar estudos que podem resultar na exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas.

O primeiro seminário temático da lista de 12 eventos que o Lide deve realizar neste ano de 2025, no Espírito Santo, abordou o tema central da economia capixaba: logística, infraestrutura e comércio internacional. Esse evento foi em março. Na terça-feira (20), foi realizado o fórum de inovação e tecnologia e, em junho, acontece o encontro com Jean Paul Prates.

Com 26 empresas filiadas, o plano do Lide Espírito Santo é chegar ao final de 2025 com 50 filiadas. “Mas ainda distante do Lide Pernambuco, por exemplo, que existe há 13 anos e conta com mais de 500 filiados. O Lide Paraná já tem mais de 300 empresas filiadas. Para ter uma noção de tamanho, 72% do PIB de Pernambuco está no Lide Pernambuco”, comenta Thiago Santos.

FONTE : ES BRASIL