Quase 2 mil presos de saidinha neste fim de semana no ES

'Saidinha' de Dia das Mães: 1,4 mil presos são liberados no ES. Foto: Divulgação -

Dia das Mães chegando e quase 2 mil detentos do regime semiaberto no Espírito Santo receberão o benefício da saída temporária (Saidinha). O direito permite que os presos deixem as unidades prisionais e retornem no prazo máximo de sete dias.

A Secretaria da Justiça (SEJUS) informou que 1.926 presos serão beneficiados neste ano. Parte desses detentos já foi contemplada com o mesmo benefício no mês de abril, como parte do calendário de liberação escalonada.

A Sejus destacou que a autorização das saídas temporárias cabe ao Poder Judiciário, que define as datas e organiza a liberação dos presos de forma gradativa, para garantir segurança e controle. O retorno dos detentos às unidades prisionais deve ocorrer em até sete dias, contados a partir da data estabelecida para a saída.

Além do Dia das Mães, outros feriados e datas comemorativas também costumam contar com a liberação temporária de detentos do regime semiaberto. Entre eles estão o Dia dos Pais, Páscoa, Dia das Crianças, Natal e o Ano-Novo. O número de beneficiados e as datas de saída variam conforme decisão judicial e o comportamento dos presos, que precisam atender a critérios estabelecidos por lei, como bom comportamento e tempo mínimo de cumprimento da pena.

O benefício da saída temporária está previsto na Lei de Execução Penal e é exclusivo para detentos do regime semiaberto que atendem aos requisitos legais. Durante o período fora da unidade, os detentos não podem frequentar bares ou locais de má reputação, devendo manter conduta adequada, sob risco de perder o benefício e regredir de regime. Os detentos devem retornar à unidade prisional dentro de sete dias, caso contrário, são considerados foragidos.