Xuxa lança novo álbum para crianças e celebra 62 anos

Artista retoma o premiado 'Xuxa Só para Baixinhos' após hiato de quase 10 anos; 14ª edição do projeto traz parceria inédita com Angélica e homenagem a Rita Lee

Xuxa lança 'Xuxa Só para Baixinhos 14', que traz parceria inédita com Angélica e homenagem a Rita Lee Foto: Blad Meneghel/Divulgação -

O 27 de março é uma data importante para Xuxa Meneghel: é o dia do aniversário da eterna Rainha dos Baixinhos. Nesta quinta-feira, quando completa 62 anos, a celebração acontece juntamente com um novo lançamento da artista: ela retoma o bem-sucedido “Xuxa Só para Baixinhos”, que agora chega à 14ª edição. Destinado às crianças, o projeto audiovisual, por meio das cores, fala sobre saúde, natureza e, principalmente, diversidade. O trabalho traz referências à trajetória de Xuxa e também a Rita Lee, além de uma parceria com Angélica em uma das faixas.

O “XSPB 14” marca o retorno do projeto, que já ganhou dois Grammys, após uma longa pausa – última edição foi lançada em 2016. “Na realidade, eu não quis parar nunca, né?”, afirma Xuxa, em conversa com O TEMPO. “Essa parada que aconteceu, de oito anos, foi porque eu precisava aprender, já que agora não tem mais DVD, o CD, não tem mais aquela coisa física na mão. Agora são as plataformas digitais, outro tipo de linguagem”, explica ela, referindo-se ao fato do projeto ser disponibilizado nessas plataformas e também no YouTube.

Sobre a data de lançamento, a eterna Rainha dos Baixinhos revela que foi um pedido dela. “Eu queria me dar isso de presente, eu queria celebrar o meu aniversário com um trabalho – que eu não chamo de trabalho -, com prazer de voltar a fazer coisa para um público que eu sempre amei e sempre vou amar”, detalha ela, que também assina a direção do “XSPB 14”. 

Mundo das cores

“Xuxa Só para Baixinhos 14” usa as cores para falar sobre saúde, natureza e, principalmente, diversidade, de maneira educativa e divertida, pontua Xuxa. “A ideia foi pegar um tema que universal, que a gente não precisasse pedir licença para entrar no mundo da criança. Assim que a criança nasce, obviamente, as primeiras coisas apresentadas para elas são ‘fala mamãe’, ‘fala papai’, o carinho da mãe, o carinho da família e, logo depois, as brincadeiras. E as brincadeiras vem com cores, um papel, um lápis de cera, um lápis de cor ou massinhas coloridas. Ou seja, as cores fazem parte muito do mundo da criança de qualquer idade”, diz a artista.

“Os pais falam ‘olha, o céu está bastante azul’; ‘olha essa folha, essa natureza, sabe como está verde’ para a criança associar a cor. E eu quis continuar isso com a música de uma maneira leve”, acrescentou. Ao todo, “XSPB 14” traz 13 faixas, com direção musical de Junno Andrade – companheiro de Xuxa há 12 anos – e produção por Carlos Bezzera.

Cada música ganhou um clipe, personagens distintos e com ilustrações de seis desenhistas diferentes, que recriam, inclusive, momentos e elementos que fazem referência à trajetória de Xuxa, como a icônica nave, que durante anos fez parte dos programas infantis apresentados por ela nas manhãs da Globo. 

Celebração da amizade e homenagem a Rita Lee

“Xuxa Só para Baixinhos 14” traz uma parceria inédita de Xuxa com Angélica, sua amiga de longa data. Juntas, elas cantam a faixa “Qual a Cor da Amizade?”, que segundo a Rainha dos Baixinhos, é uma “música muito forte”. “Sempre quando a gente está junto, eu sempre agradeço e falo ‘adoro estar perto de você, obrigada!’. Eu me sinto muito bem ao lado dela! A gente se diverte, ri do nada, volta a ser criança, e a gente precisa disso”, comenta Xuxa. 

Xuxa, em “XSPB 14”, também homenageia a cantora e compositora Rita Lee (1947-2023), na faixa “Preto e Branco”. “A referência a Rita é porque ali é um roquinho, né? Um rock. Inclusive, para botar a voz eu queria fazer um pouco parecido com a da Rita, mas não deu para fazer essa coisa meio falsetezinho, porque não pedia isso. Mas eu pedi para que o Guizinho (Guilherme Villas Boas Francini), que é o ilustrador dos livros da Rita, fizesse a ilustração. Fiz questão de usar a peruca e os óculos para realmente lembrar a imagem dela. Por respeito, por admiração, por carinho, por eu gostar demais da trajetória da vida dela”, explica.

A eterna Rainha dos Baixinhos relembra a amizade com a Rainha do Rock e também o período em que se afastaram. “Teve um tempo no nosso na nossa vida que a gente se afastou um pouco porque eu fiz algumas coisas que ela não gostou, e eu concordo com ela. Foi no aniversário de 1 ano da Sasha, eu resolvi dar um coelhinho de presente para as pessoas (que foram) e não é legal dar um animal presente, ainda mais sem saber se as pessoas queriam ou não. Sim, foi uma um ato muito falho da minha parte, então concordo em grau, número e general ela não ter gostado. Depois disso a gente se reencontrou e o carinho sempre foi muito grande”, diz Xuxa.

Grammys e turnê

Xuxa Meneghel vendeu mais de 50 milhões de discos no mundo inteiro e ganhou dois Grammys Latino com os álbuns “Xuxa Só Para Baixinhos 2” (2001) e “Xuxa Só Para Baixinhos 3” (2003). Para este ano, Xuxa planeja a turnê “O Último Voo da Nave”, que celebra seus 40 anos de carreira. O show tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, e ainda não há informação de quais cidades receberão a turnê. Segundo Xuxa, não se trata de aposentadoria, apenas uma despedida da icônica nave.

FONTE: O TEMPO