
Um grupo de voluntários tem dedicado tempo e esforço para oferecer condições melhores de moradia a quem precisa de ajuda. O “Projeto Reconstruir”, apoiado pelo PLC – Peregrinação de Leigos Cristãos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, tem a missão de garantir um lar com dignidade para as famílias em situação de vulnerabilidade social e pobreza.
Aos fins de semana, entre dezenas de voluntários. A missão: substituir ou reformar habitações precárias, em zonas urbanas ou rurais, por casas simples, porém seguras e confortáveis. É um trabalho duro, por muitas das vezes, iniciado a partir do chão batido. Como ocorreu no sábado, dia 29 de março em Piaçu, distrito de Muniz Freire.
“Nós iniciamos o trabalho na casa de uma família muito simples que reside em Alto Cachoeira. No imóvel, precário, moravam cinco crianças. A situação era tão complicada que a parede da cozinha caiu e, na eminência do imóvel desmoronar por completo, a família está morando em outro local”, explicou Marília Tesolim, uma das incentivadoras do Projeto Reconstruir. Os trabalhos neste espaço, tiveram inicio após uma intervenção da Paróquia Imaculado Coração de Maria, através do Diácono João Bosco Fiorese que, ao conhecer a situação de vulnerabilidade da família, iniciou uma grande campanha de solidariedade. Para arrecadar os recursos necessários e cumprir com os compromissos financeiros, o clérigo mobilizou voluntários e contou com a ajuda da comunidade.
Responsável por dezenas de obras e reformas no Sul do Espírito Santo, o PLC, através do seu coordenador, Agnaldo Do Rigo, também abraçou o projeto. Agnaldo conta que todos os sábados, quando não estão em retiro ou formação, os grupos voluntários trabalham nas construções e reformas de imóveis em situação precária, sem custo algum para os moradores.
Desde 2017, o grupo do PLC masculino iniciou os trabalhos. Até o momento, já foram mais 2,5 mil dias trabalhados voluntariamente em casas, igrejas e até lavouras. O último beneficiado foi um morador de São Gabriel de Muqui, distrito de Muqui. Sr. Natanael, 50 anos, comoveu a comunidade com a situação do seu imóvel, no último sábado, 30 de março, os PLCistas arregaçaram as mangas e, pela terceira vez, continuaram os trabalhos no imóvel, desta vez, reconstruindo o telhado.
“Todas as casas que nós pegamos para fazer, elas são de estrutura precária ou até mesmo sem estrutura nenhuma. A gente reboca, bota piso, revestimento no banheiro, a gente entrega pronta, é só entrar e morar”, explica Agnaldo. A obra em Alto Cachoeira (Piaçu, Muniz Freire), será a primeira em conjunto com o Projeto Reconstruir. “Nós decidimos unir forças e, assim, continuar transformando a realidade dessas famílias”.
Para Agnaldo, a principal lição que se tira de todo esse trabalho é a valorização do trabalho voluntário. “A gente aprendeu que é muito bom colocar-se a serviço de quem precisa. A gente ganha muito, por que a gente ganha a graça de poder ajudar o outro. Não custa nada doarmos 5, 6 horas para ajudar o próximo. O mais bonito de tudo é que a gente aprende que fazendo a obra, nós também estamos evangelizando o entorno da comunidade”, afirma. A iniciativa é sustentada por doações, por isso, interessados em ajudar, podem ligar para os telefones: 28 99961-4382 (Marília Tesolim) ou 28 99986-0392 (Agnaldo Do Rigo).
Fotos




FONTE: DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM