
O Vitória é o novo pentacampeão da Copa Espírito Santo. Na noite deste domingo (3), o Alvianil venceu o Porto Vitória por 3 a 1, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e voltou a levantar a taça da competição estadual. Com o título, o clube garante R$ 70 mil de premiação e uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.
Os gols do Vitória foram marcados por Carlos Vitor, Pepeu e Thiago Ramos, enquanto Rossetto descontou para o Porto Vitória, que ficou com o vice-campeonato e R$ 30 mil de premiação. A conquista coroa uma campanha quase perfeita do Alvianil: melhor campanha da primeira fase, com 7 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, além de melhor ataque (36 gols) e melhor defesa (10 gols sofridos em 15 jogos).
O jogo
A final começou com estratégias bem definidas. O Porto Vitória teve mais posse de bola e buscou impor seu ritmo, mas o Vitória foi mais eficiente nos contra-ataques. Logo aos 5 minutos, Carlos Vitor aproveitou uma falha do zagueiro Ferrugem, roubou a bola e finalizou com categoria para abrir o placar: 1 a 0.
O Porto tentou reagir, mas foi o Vitória que quase ampliou aos 31, quando Pepeu cruzou para Tony, que finalizou de primeira e obrigou o goleiro Aydhan a fazer uma defesa espetacular. A melhor chance do Porto veio ainda na primeira etapa, com Douglas Santos finalizando na rede pelo lado de fora. Nos acréscimos, Magatão desperdiçou uma chance clara para o Alvianil.
Na segunda etapa, o Porto Vitória voltou com força e criou uma chance logo nos primeiros minutos, mas foi aos 10 que conseguiu o empate: Rossetto recebeu cruzamento rasteiro de Willians Santana e finalizou com precisão: 1 a 1.
No entanto, a reação durou pouco. Dois minutos depois, Pepeu marcou o segundo do Vitória após cruzamento de Foguete e desvio da zaga: 2 a 1. O Porto ainda tentou buscar o empate e chegou perto com Willians Santana, mas parou em uma linda defesa de Paulo Henrique.
Já nos acréscimos, com o Porto todo no ataque, inclusive com o goleiro Aydhan na área adversária, Carlos Vitor puxou contra-ataque e tocou para Thiago Ramos, que, com o gol aberto, marcou o terceiro e selou o título: 3 a 1 para o Vitória.
Com o resultado, o Vitória conquista o seu quinto título da Copa ES, mostrando a sua força no futebol capixaba e garantindo presença no cenário nacional em 2026. A festa da torcida Alvianil tomou conta do Kleber Andrade.
FONTE: ES FALA