Visita de Lula ao Espirito Santo acende clima de tensão na Câmara de Vitória

Pixuleco, crítica ao PT e troca de farpas marcaram a sessão desta quarta-feira (9)

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Espírito Santo, confirmada para esta sexta-feira (11), já começou a provocar barulho político. Na sessão desta quarta (9) na Câmara de Vitória, rolou um embate acalorado entre os vereadores Armandinho Fontoura (PL) e Professor Jocelino (PT).

O parlamentar petista exaltou a vinda de Lula, afirmando que a visita marca a entrega de recursos importantes e que o governo federal está presente em obras por toda a Capital. Em resposta, Armandinho rebateu duramente:

“O governo Lula não dá nada, ele devolve mal parte do que toma do povo com a maior carga tributária da história. O dinheiro que chega é fruto de sacrifício da população, e não favor de Janja e companhia.”

O vereador do PL ainda alfinetou os constantes adiamentos da visita presidencial ao Estado, dizendo que “Lula mente que nem sente”, e anunciou que o Pixuleco, famoso boneco inflável que satiriza o presidente com roupa de presidiário, poderá marcar presença em sua passagem.

“Dessa vez, espero que ele venha. Porque se vier, o Pixuleco vai estar esperando. A militância da direita capixaba estará presente.”, reforçou Armandinho.

A provocação foi rebatida por Jocelino (PT), que prometeu que, caso o boneco apareça, “será furado de cima a baixo”. A resposta inflamou ainda mais a tribuna. Armandinho finalizou afirmando que não aceitará ataques à liberdade de expressão da direita:

“Quero ver quem vai ter coragem de encostar no Pixuleco. Aqui é no braço e na testosterona!”

A visita do presidente Lula ao Espírito Santo está prevista para sexta-feira (11), em Linhares, no Norte do Estado. O objetivo é anunciar o início do pagamento de compensações a pescadores e agricultores atingidos pela tragédia de Mariana, no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce.

Apesar de especulações, o presidente não deve passar por Vitória, segundo a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto. Lula já cancelou a visita ao Estado três vezes em 2024.