
Após a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, Vila Velha alcançou o nível máximo de categorização. A cidade agora é reconhecida como “Município Turístico”, que destaca Vila Velha como um dos principais destinos turísticos do país.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, a revisão foi realizada pelo Ministério do Turismo. Anteriormente, os municípios eram classificados pelas letras A, B, C, D e E. Com a nova nomenclatura, as categorias passaram a ser identificadas como Municípios Turísticos; Municípios com Oferta Turística Complementar; e Municípios de Apoio ao Turismo.
A mudança tem o objetivo de refletir melhor a vocação turística de cada município, conforme diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027. Vila Velha, que anteriormente estava na categoria B, foi promovida à categoria mais elevada na nova classificação.
“Essa promoção reconhece o nosso potencial turístico, sua infraestrutura consolidada e a capacidade de atrair visitantes, gerando emprego e renda para a região. É um indicativo de que estamos desenvolvendo políticas públicas que confirmam Vila Velha como um produto turístico consolidado”, disse o secretário de Turismo, Lucas Fraga.
Os municípios considerados turísticos, antes enquadrados nas categorias A e B, concentram os maiores fluxos de visitantes e reúnem os principais atrativos e serviços do setor, conforme os critérios atualizados do Mapa do Turismo Brasileiro.
Para integrar o Mapa, o local deve atender a alguns critérios, como possuir uma secretaria ou departamento de Turismo; ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur; manter um Conselho Municipal de Turismo ativo; entre outros requisitos. Atualmente todos esses critérios são atendidos pela cidade de Vila Velha.
FONTE: SIM NOTÍCIAS