Vereador mineiro, tio do cantor Eduardo Costa, é acusado de violência doméstica

Três ex-companheiras já fizeram boletim de ocorrência contra ‘Fernando da Joana’ por supostas ameaças; último caso foi nesta semana

Reprodução | Câmara Municipal de Pedra Bonita. -

O vereador e presidente da Câmara de Pedra Bonita, na Zona da Mata mineira, Fernando Joaquim da Costa, conhecido como “Fernando da Joana” (PL), é acusado de violência doméstica contra a ex-companheira, uma mulher de 50 anos. A vítima, que fez boletim de ocorrência nesta quarta-feira (5), afirma que foi agredida em uma praça da cidade.

Conforme o documento da polícia, Fernando é suspeito de puxá-la pelo braço e provocar hematomas. As agressões só teriam terminado com a intervenção de testemunhas. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada e, para os militares, a ex-companheira do vereador disse que ele a agrediu por não aceitar a separação. Ela afirmou que já tinha sido agredida em outros episódios, mas ainda não havia levado o caso à polícia.

A vítima foi levada ao posto de saúde onde tratou os hematomas. Na quarta-feira (5), procurou novamente a PM em Pedra Bonita e apresentou gravações em que Fernando Joaquim da Costa a ameaça por dizer que procuraria a polícia. “Eu tenho reunião na Câmara às cinco horas, tá, você sabe das consequências”, afirmou em áudio. A vítima ainda apresentou mensagens que o ex enviou pelo Facebook dizendo: “continua de bate-papo com ele, você vai se arrepender de voltar para ele, você de bate-papo (…) já descobri aqui, você vai me pagar caro”.

Até o momento, Fernando Joaquim da Costa ainda não foi localizado pelos policiais.

O nome político usado pelo vereador, “Fernando da Joana”, é por conta da mãe dele, Joana Marta Eugênia, avó do cantor Eduardo Costa.

Violência doméstica

Itatiaia apurou que outras duas ex-companheiras procuraram a polícia para denunciar Fernando Joaquim da Costa por violência doméstica e ameaça em 2023 e 2024.

Em 21 de março de 2024, a ex-mulher, com quem Fernando tem três filhas, procurou a polícia depois que ele chegou em casa dizendo que “iria matar todos”.

Já em 2 de fevereiro de 2023, uma mulher disse que mantinha um relacionamento conturbado há 9 meses com o parlamentar, alegando que ele já teria inclusive quebrado seu telefone por ciúmes quando ela afirmou que ia se separar. Após o episódio, Fernando Joaquim Costa teria feito diversas ameaças e tentativas de coação contra a ex-parceira.

Respostas

Itatiaia tenta contato com o vereador há dois dias, mas ele não responde ou atende. A Câmara Municipal de Pedra Bonita também não enviou resposta.

A Polícia Civil informou, em nota, que instaurou um procedimento para apurar o caso. Nos outros dois episódios, a polícia informou que as vítimas manifestaram interesse em requerer medidas protetivas de urgência, enviadas ao judiciário.

Eleição 2024

Fernando da Joana foi eleito no pleito de 2024 com 5,62% dos votos, equivalente a 310 votos válidos. Ele disputou as três eleições anteriores, em 2012, 2016 e 2020, mas não havia sido eleito.