Veja detalhes da ilha “de outro planeta” onde Anitta está de férias

A cantora Anitta está passando as férias em uma das ilhas mais paradísiacas e remotas do mundo; saiba qual!

- @anitta/ Reprodução/ Redes sociais

Em meio à rotina intensa e agenda internacional agitada, Anitta escolheu um refúgio pouco convencional para descansar. A cantora brasileira está explorando Socotra, uma ilha praticamente isolada no Oceano Índico que pertence ao Iêmen e impressiona por suas paisagens surreais, dignas de um filme de ficção científica.

A artista compartilhou registros da viagem em suas redes sociais, exibindo alguns detalhes do turismo na Galápagos do Oceano Índico, como o destino é carinhosamente apelidado. Por lá, Anitta tem aproveitado para realizar mergulhos em lagos cristalinos, caminhadas por dunas e, claro, registrar a natureza intocada, sobretudo as misteriosas árvores Sangue de Dragão, espécie nativa que reforça o clima quase “extraterrestre” do destino.

Em um carrossel de fotos, a Girl from Rio foi categórica e afirmou que nada ali era fruto de inteligência artificial. “Se você ama a natureza, cuide dela”, escreveu na legenda de uma das publicações.

Anitta aproveita férias em cenário de outro planeta

Com cerca de 3.600 km², Socotra é a maior ilha do arquipélago homônimo e abriga uma das biodiversidades mais singulares do mundo. A beleza e a suntuosidade naturais são tamanhas que a ilha foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2008.

Clima árido

Estima-se que mais de um terço da vegetação local é endêmica, ou seja, inexistente em outra parte do planeta. Entre os destaques, está a espécie de árvore Sangue de Dragão, com copas em formato de guarda-chuva que podem atingir até 10 metros de altura.

Desde a antiguidade, o povo local extrai a seiva da árvore, que recebeu o nome de sangue de dragão por conta do líquido vermelho extraído de seu caule.

Outra curiosidade da flora local é a árvore Garrafa, de troncos volumosos e formato peculiar que lembra uma pata de elefante. Diante do clima árido, a árvore armazena grandes quantidades de água para sobreviver e, em certas épocas, se embeleza com flores cor de rosa em suas pontas.

Do ponto de vista da fauna, especialmente a marítima, Socotra tem mais de 700 espécies de peixes catalogados – incluindo alguns raros, como o peixe-anjo-do-mar, tubarões-de-recife e os curiosos dugongs, também conhecidos como vacas marinhas.

Um paraíso remoto e preservado

Situada entre o Canal de Guardafui e o Mar Arábico, Socotra fica próxima às principais rotas de navegação e é a maior das seis ilhas do arquipélago, ocupando cerca de 95% de sua área territorial. O acesso à ilha é restrito, com voos ocasionais para seu pequeno aeroporto.

Estima-se que Socotra possui cerca de 60 mil habitantes

A infraestrutura turística ainda é rústica, o que ajuda a manter Socotra preservada como um verdadeiro santuário natural. Suas falésias, vales e praias de areia branca banhadas por um mar azul-turquesa também reforçam o convite para curtir o cenário paradisíaco como um refúgio.

Com aproximadamente 60 mil habitantes, os locais vivem da pesca artesanal, da produção de mel e do turismo sustentável, cuidadosamente controlado para não ameaçar o delicado equilíbrio ecológico da região. A língua nativa é o socotri e possui raízes pré-islâmicas.

Roteiro impressionante pelo arquipélago Socotra

Quem se interessou no roteiro de viagem de Anitta ficará maravilhado com as outras belezas e encantos que cercam a região. Embora Socotra seja a maior ilha do arquipélago, existem outros cantinhos “escondidos” que guardam uma programação surpreendente.

A distância marítima entre Salalah – uma cidade costeira em Omã – e Socotra é de aproximadamente 280 km. Lá, os turistas podem aproveitar para conhecer um verdadeiro recanto de paz espiritual. O local abriga a Mesquita Sultan Qaboos – um dos principais símbolos da cidade. Para quem é devoto a religiões cristãs, é possível avistar o túmulo do profeta Jó nas montanhas Kara, enquanto o Vale de Robi revela as ruínas do pálacio da rainha de Sabá.

A natureza também é sagrada. Em Salala, a árvore do gênero Boswellia é um tesouro aromático que fez a cidade se tornar o centro da antiga rota do incenso.

Recomendações aos visitantes

Para conseguir visitar o Iêmen e o arquipélago de Socotra, os turistas devem obter o visto prévio obrigatório. Antes de embarcar, é importante estar atento com a regularidade das vacinas, especialmente contra hepatite A, febre tifoide e tétano.

Embora não tenha exigência quanto a validade da imunização contra a febre amarela, é recomendado que os visitantes tenham à disposição um kit médico básico, uma vez que os recursos de saúde da região são bastante limitados.

FONTE:METRÓPOLES