
Alguns dos cães resgatados de um canil clandestino em Cariacica serão disponibilizados para adoção neste sábado (6). A ação acontece a partir das 14 horas, no hotel para animais Vila Pet, localizado na Rua João Rocha, nº 3, em Cariacica Sede.
Os animais foram encontrados no último dia 31 de março, após denúncias anônimas, no bairro Maracanã. A Polícia Civil localizou cerca de 80 cachorros em situação de maus-tratos. Muitos estavam confinados em gaiolas superlotadas e até em porões, sem ventilação ou higiene adequada.
Shih Tzu, Yorkshire e Poodle estão entre os resgatados
Segundo a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Depma), foram resgatados cães de diversas raças, como Shih Tzu, Yorkshire e Poodle. Eles estavam em ambientes com acúmulo de fezes, ração vencida, medicamentos fora da validade e até instrumentos cirúrgicos usados, o que sugere procedimentos clandestinos realizados no próprio local.
Durante a ação, a Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica interditou o canil. Os cães foram levados para uma associação de proteção animal e atendidos por veterinários. Eles passaram por avaliação clínica e, ao longo dos dias, receberam castração, vermifugação, chipagem e demais cuidados. Neste sábado, antes da adoção, serão realizados novos exames.
Animais eram vendidos por R$ 500
A responsável pelo canil, uma mulher de 82 anos, e o filho dela, de 56, foram levados para a 4ª Delegacia Regional de Cariacica e autuados por maus-tratos, com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Ambos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
De acordo com a investigação, os cães eram vendidos por cerca de R$ 500 cada, mesmo estando em condições precárias. O local não tinha alvará de funcionamento nem estrutura para manter os animais de forma adequada.
A Polícia Civil segue apurando se há envolvimento de terceiros ou prática recorrente de comércio irregular de animais de raça.
FONTE: SIM NOTÍCIAS