
Uma série de atividades culturais e de valorização do patrimônio imaterial capixaba será realizada no quilombo Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, neste sábado (20).
Lançamento do livro Negros do Espírito Santo
A localidade sediará mais uma etapa do projeto de circulação do livro Negros do Espírito Santo, de autoria da fotógrafa Carla Osório, da historiadora Leonor Araujo e da jornalista Adriana Bravin.

A obra – que ganha segunda edição após 26 anos – resgata o patrimônio imaterial e as formas de resistência socioeconômica e cultural de comunidades negras e quilombolas do Espírito Santo, a partir de pesquisas, imagens e relatos de mestres e guardiões de memórias.
O propósito é circular o livro pelas comunidades negras e quilombolas onde a pesquisa foi realizada na década de 1990.
Homenagem à mestra Canuta Caetano
O quilombo Vargem Alegre é um dos locais visitados pelas autoras, que irão compartilhar histórias, pesquisas e imagens presentes na obra.
Uma das trajetórias retratadas é a da mestra Canuta Caetano, do Caxambu Alegria de Viver, que faleceu em 2019. O grupo passou a ser conduzido por sua irmã, Ormyr.
“O livro trouxe grande visibilidade para as comunidades tradicionais do estado. Ter a família Caetano retratada nele, principalmente na figura da saudosa mestra Canutinha, é essencial, por trazer à tona o quilombo Vargem Alegre e outras comunidades tradicionais de Cachoeiro”, afirma Genildo Coelho Hauttesquest Filho, coordenador de projetos da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense.
Distribuição gratuit
O projeto também prevê a distribuição gratuita do livro para entidades educacionais, culturais e associativas.
A ação é viabilizada pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e produção da editora Cousa.
A roda de conversa com as autoras acontece às 18h e é aberta ao público.
Projeto Preservação do Caxambu Cachoeirense
No mesmo dia, o local receberá a segunda roda do projeto Preservação do Caxambu Cachoeirense, que promove o fortalecimento do folguedo e a integração dos três grupos de Cachoeiro:
- Alegria de Viver (Vargem Alegre),
- Caxambu da Velha Rita (bairro Zumbi),
- Santa Cruz (Quilombo Monte Alegre).
Esse projeto é realizado com recursos do Funcultura/Secult, por meio do edital 04/2024 – Valorização de Territórios e Diversidade Cultural, com apoio do Instituto Ádapo.
Oficinas de capoeira e caxambu
Mais cedo, a partir das 15h, acontecem oficinas de capoeira e caxambu, parte do Pontão de Cultura da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense.
Os instrutores serão o capoeirista Carlos Ronaldo Caitano e o caxambuzeiro Edson Ventura Paula, que transmitirão seus conhecimentos às crianças e adolescentes da comunidade.
O Pontão foi contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura (Secult), via Lei Cultura Viva, com apoio do Instituto Ádapo.
📲 Mais informações:
- Instagram: @patrimonioimaterial.ci
- Site: www.patrimoniocachoeiro.org/pontao-de-cultura
Acessibilidade e visitação
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O evento conta com medidas de acessibilidade, como rampa de acesso ao centro comunitário, monitores e assentos reservados para idosos e deficientes.