
Programa federal elimina etapas dos exames, flexibiliza aulas práticas e muda sistema de avaliação dos candidatos Recentemente, mudanças importantes também foram anunciadas pelo Detran-ES CNH para facilitar o processo de habilitação no Espírito Santo.
Conseguir a primeira carteira nacional de habilitação ficou menos burocrático após a adoção de um conjunto de medidas que simplificam o processo e diminuem os gastos dos candidatos. Além disso, aquelas pessoas que procuram informações sobre o Detran-ES para CNH percebem vantagens nessas mudanças. Entre as principais mudanças está o fim da exigência da prova de baliza e do teste de ladeira nos exames práticos. Esse modelo já entrou em vigor no Espírito Santo. Apesar disso, as alterações vão além e ainda levantam questionamentos entre futuros motoristas.
Para esclarecer o novo cenário, o diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Raphael Piekarz, explica nesta quarta-feira (28), ao meio-dia, como passam a funcionar as novas regras. Essas regras visam a obtenção da CNH Detran-ES.
As atualizações integram o programa CNH do Brasil, iniciativa do governo federal que busca reduzir em até 80% o custo da habilitação nas categorias A (moto) e B (carro). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o pacote de mudanças no início de dezembro de 2025. Isso trouxe impactos para todo o processo ligado ao Detran-ES CNH.
Uma das novidades permite que o governo federal ofereça gratuitamente o curso teórico obrigatório por meio de uma plataforma digital. Além disso, o número mínimo de aulas práticas deixou de ser fixo. Antes obrigatórias, as 20 horas mínimas podem ser reduzidas para apenas duas, conforme a necessidade do candidato. Essa medida também reflete diretamente nos futuros condutores que desejam tirar CNH pelo Detran-ES.
As provas de baliza e ladeira também deixaram de integrar o exame prático em todo o país. No Espírito Santo, a dispensa dessas etapas já vale desde o dia 19. A regulamentação ainda promoveu ajustes no sistema de pontuação da prova prática. Anteriormente, fatores como o tempo gasto para concluir a baliza resultavam em reprovação imediata. Com as novas regras, o avaliador considera apenas infrações reais de trânsito, facilitando assim o caminho para obtenção da CNH no Detran-ES.
Agora, o examinador reprova o candidato apenas se ele ultrapassar o limite de 10 pontos, atingindo 11 durante o exame. Por fim, é importante estar atento a todas as novidades envolvendo o Detran-ES e CNH para garantir uma habilitação mais tranquila e acessível.
