Uma nova opção para banheiros vem para substituir o papel higiênico: saiba o que é

Opção já é uma febre no Japão e está conquistando os europeus

A nova tendência que promete “aposentar” o papel higiênico são os sanitários com água, conhecidos como washlets. Essessanitários inteligentes estão tomando conta dos hotéis de luxo europeus, como o Mayfair Hotel em Londres, o Park Hyatt Paris-Vendôme ou o Marriott City West em Munique.

Antes disso, os washlets já eram um fenômeno no Japão. Esses dispositivos são encontrados, geralmente, em casas particulares e locais públicos, como aeroportos e restaurantes, onde é possível experimentar as suas funcionalidades antes de decidir utilizá-los em casa.

Os washlets, uma evolução tecnológica do clássico bidé, oferecem uma alternativa avançada. Os sanitários inteligentes, comuns nos lares japoneses, utilizam jatos de água para a higiene íntima e podem incluir funcionalidades como regulação da temperatura, secagem com ar quente ou tampa automática.

Benefícios dos vasos sanitários inteligentes

Muitos estudos e especialistas concordam que a utilização de água é mais eficaz do que o papel higiénico para remover bactérias e resíduos orgânicos, reduzir o risco de irritação e prevenir infeções ou complicações dermatológicas, especialmente em pessoas com pele sensível ou problemas médicos.

Um estudo publicado em 2022 no Journal of Water, Sanitation and Hygiene for Development revelou que o uso do bidé reduz significativamente a quantidade de microrganismos após a defecação, em comparação com o uso exclusivo de papel higiênico.

Desvantagens de usar os washlets

No entanto, a adoção desses dispositivos enfrenta obstáculos. O preço é uma barreira importante: na Espanha e na maior parte da Europa, os modelos básicos de lavatórios custam a partir de 1200 euros, e os sanitários embutidos de alta qualidade podem chegar a 3000-7000 euros. A isso acrescentam-se os custos de instalação, que podem exigir tomadas perto do vaso sanitário e, em alguns casos, obras de reforma, além da incompatibilidade com alguns modelos de vasos sanitários.

O impacto do papel higiênico no meio ambiente é outro argumento a favor dos vasos sanitários. A produção e a eliminação do papel higiênico contribuem para a acumulação de resíduos e podem causar problemas nos sistemas de esgoto.

FONTE : ITATIAIA