Última semana do espetáculo "Terra Santa" em Vitória

O dançarino Farley José aborda a diversidade de corpos em espetáculo com direção da bailarina Ivna Messina

- Credito Vikki Dessaune_Terra Santa

Em sua última semana de temporada de estreia, o espetáculo de dança “Terra Santa”, do dançarino Farley José, com direção da bailarina Ivna Messina, pretende sensibilizar o público através da mistura de linguagens artísticas, como dança, performance e artes visuais. O espetáculo traz as experiências de vida do artista rumo a um corpo livre, através do que chama de “procissão Interna”. As apresentações acontecem nos dias 17 e 18 de outubro às 19h, e no dia 19 de outubro às 18h30, no Espaço Ladeira, Centro de Vitória. A entrada é gratuita e haverá intérprete de Libras.

O caráter performático de “Terra Santa” agrega as linguagens de dança-teatro e artes visuais para trazer à tona as temáticas da diversidade de corpos e a ressignificação de danos psicológicos causados por sistemas que oprimem essas pessoas desde muito jovens. “Terra Santa é a tangibilização de um processo psicoterapêutico que aconteceu comigo, uma denúncia de mim mesmo e do sistema religioso ligado a questões de expressão de gênero”, aponta Farley.  

Segundo o artista, ainda existe um grande preconceito com as pessoas LGTBQIAPN+. “As experiências nas igrejas são muito variadas, mas, de modo geral, trazem uma relação cheia de ruídos e questões, pois existem sistemas religiosos que ditam como a vida deve funcionar e como os corpos devem se expressar, até para além de gênero e sexualidade. Esses sistemas podem ser grandes causadores de questões mentais, pois ali ‘você só alcança o amor se deixar de ser quem é'”, explica Farley, que dançou em sua igreja dos 5 aos 21 anos de idade.

Além de dançarino, Farley José também é diretor de arte, designer e fotógrafo, o que encaminha suas criações para experiências imagéticas e estéticas. Em “Terra Santa”, essa sobreposição de referências orienta o que o artista define como um protesto contra o preconceito, “uma homenagem e possível faísca norteadora para pessoas que sofreram e sofrem opressão neste país que mais mata pessoas como nós. A vida seria muito mais bonita e interessante se eu não precisasse fazer um trabalho para defender algo que me parece ser tão básico, o direito de viver!”, completa.

O projeto de montagem de “Terra Santa” foi aprovado na Instrução Normativa 001/2023 – Lei Rubem Braga, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória-ES, pelo Projeto Cultural Rubem Braga.

SERVIÇO – DANÇA

Terra Santa

17 e 18 de outubro às 19h; e 19 de outubro às 18h30 – Espaço Ladeira: R. Nestor Gomes, 277, Centro, Vitória-ES

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 14 anos

Todas as apresentações possuem intérprete de Libras