
O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar no Espírito Santo o implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel, conhecido como Implanon. O método é considerado de longa duração e apresenta elevada eficácia na prevenção da gravidez. Sua ação no organismo ocorre por até três anos, sendo indicado para adolescentes e mulheres com idade entre 14 e 49 anos.
A inclusão do Implanon pelo Ministério da Saúde tem como finalidade ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo, contribuir para a redução de gestações não planejadas e reforçar os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Neste primeiro momento, o implante está sendo ofertado em 12 municípios do Espírito Santo: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
Para utilizar o método, a interessada deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde realiza acompanhamento e informar seu interesse aos profissionais da unidade. Os implantes e os kits necessários para a inserção já estão disponíveis nas UBS desses municípios.
A expansão da oferta acontecerá de maneira progressiva, conforme avança a capacitação dos profissionais de saúde responsáveis pela aplicação e pelo acompanhamento do método contraceptivo.
