
O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (20), um novo balanço sobre o surto de intoxicação por metanol no país. Até o momento, foram confirmados 47 casos e nove mortes em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Outras 57 notificações seguem em investigação pelas autoridades sanitárias.
De acordo com o ministério, as mortes ocorreram em São Paulo (6), Pernambuco (2) — ambas no município de Lajedo — e Paraná (1), em Foz do Iguaçu. Há ainda sete óbitos sob apuração, distribuídos entre São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Outros 27 casos que estavam sob suspeita foram descartados após análises laboratoriais.
O estado de São Paulo concentra a maior parte dos registros, com 38 casos confirmados e 19 em investigação, seguido pelo Paraná (5 casos confirmados), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1). Desde o início das notificações, 578 suspeitas foram descartadas por não apresentarem relação com o consumo de metanol.
O metanol é uma substância altamente tóxica, usada em solventes e combustíveis, e imprópria para o consumo humano. Sua ingestão pode causar cegueira, falência múltipla de órgãos e morte. Por isso, o Ministério da Saúde reforça o alerta à população para não consumir bebidas de procedência duvidosa e só adquirir produtos com registro e rotulagem oficial.
Equipes da Vigilância Sanitária e das secretarias estaduais de Saúde seguem realizando ações de rastreamento e recolhimento de bebidas adulteradas. As investigações também buscam identificar os locais de fabricação e distribuição das bebidas contaminadas.
Em caso de suspeita de intoxicação, o ministério orienta que o cidadão procure atendimento médico imediato e entre em contato com o Disque Saúde 136 ou com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) da região.