
Está quente. Está muito quente! E a tendência é que os dias de calor extremo se tornem cada vez mais frequentes. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) constatou que 2024 foi o ano mais quente já registrado no Brasil. Ainda estamos em fevereiro, e nesta segunda-feira (17), segundo o Inmet, iniciou-se a terceira onda de calor do ano, que deve durar pelo menos até o dia 24. Nos últimos dias, o litoral de São Paulo registrou sensação térmica de 50ºC, enquanto no Rio de Janeiro a sensação pode ultrapassar os 60ºC. No Espírito Santo, Vitória, Alegre, Alfredo Chaves e Marilândia são algumas das cidades que tiveram recorde de calor. Com as temperaturas tão elevadas, a pergunta que fica é: como ajudar o corpo a suportar dias tão quentes?
De acordo com a nutricionista clínica Tathielly Polezes, do Vitória Apart Hospital, com o aumento da temperatura, o que comemos — ou deixamos de comer — faz toda a diferença para o bem-estar. Além disso, manter uma boa ingestão hídrica é essencial para a regulação da temperatura corporal, o funcionamento adequado dos órgãos e a prevenção de dores de cabeça, cansaço e fadiga.
“Manter-se hidratado é a regra de ouro! Além de água pura, aposte em águas saborizadas com limão ou hortelã, chás gelados sem açúcar e água de coco para repor os eletrólitos”, afirma.
E na hora de montar o prato? “Prefira refeições leves e refrescantes, como frutas ricas em água (melancia, melão, laranja), saladas frescas e legumes crus. Proteínas magras, como frango desfiado ou ovos cozidos, são ótimas porque são fáceis de digerir. Por outro lado, evite alimentos gordurosos e ultraprocessados, que dificultam a digestão e aumentam o cansaço. Bebidas alcoólicas e cafeína em excesso também devem ser moderadas, já que desidratam o corpo”, avisa a nutricionista.
Atenção redobrada com crianças e idosos
Crianças e idosos são mais vulneráveis às altas temperaturas, por isso precisam de uma atenção ainda maior. A pediatra Daniella Pelegrini, do Vitória Apart Hospital, lembra que, até os seis meses, não é necessário oferecer água para a criança, pois o leite materno é suficiente para garantir a hidratação do bebê. A partir dos sete meses, o recomendado é cerca de 800 ml de líquido por dia, entre água e leite. De 1 a 3 anos de idade, a criança precisa beber pelo menos 1,3 litros de água. Já dos 4 aos 8 anos, é necessário aproximadamente de 1,7 a 2,1 litros de água por dia.
“Em dias quentes, precisamos lembrar de usar roupas leves, mesmo em crianças muito pequenas. Não tem necessidade de superaquecer os bebês, isso pode causar aumento de temperatura e uma sudorese mais intensa, o que pode levar à desidratação”, afirma a pediatra.
Muita água, comidas leves e brincadeiras ao ar livre, sempre com o uso de protetor solar. “O primeiro sinal de desidratação é a urina mais concentrada e a diminuição do número de vezes que a criança urina. Depois, temos o choro sem lágrimas, saliva espessa, os olhos mais fundos, sonolência e apatia em casos mais graves”, alerta a médica.
No caso dos idosos, a desidratação pode acontecer de forma ainda mais rápida. “Com o aumento das temperaturas, o corpo perde mais líquidos. A desidratação em idosos pode ocorrer rapidamente, uma vez que a sensação de sede tende a ser menos intensa. O ideal é beber água frequentemente, mesmo que não sinta sede. Pelo menos 2 litros de água por dia. Além de evitar atividades físicas intensas nos horários mais quentes do dia. Prefira caminhar ou fazer exercícios ao ar livre no início da manhã ou no final da tarde. O sol entre 10h e 16h pode causar queimaduras, desidratação e aumentar o risco de câncer de pele”, explica a médica Fernanda Damiani, geriatra da São Bernardo Samp.
Refresque-se
Para refrescar, aposte em receitas leves e fáceis! Confira as dicas da nutricionista do Vitória Apart Hospital:
Picolé de coco natural: misture iogurte natural, leite de coco e coco ralado. Basta bater, colocar em forminhas e congelar.
Frozen de manga: feito com manga congelada, iogurte e um toque de limão batidos no liquidificador.
Smoothies: com frutas congeladas e água de coco também são ótimos aliados para se manter hidratado e nutrido.
FONTE: DANIELLI SAQUETTO – ES360