
Cursos tiveram aumentos expressivos; especialistas apontam mais concorrência como principal fator. O aumento das tão faladas notas de corte tem impactado as chances dos candidatos.
A edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou alta significativa nas notas mínimas exigidas — as chamadas notas de corte — para cursos ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em alguns cursos do Ifes, o aumento chegou a 54 pontos. Enquanto isso, Medicina na Ufes ultrapassou os 810 pontos.
Especialistas atribuem o cenário às mudanças no sistema e ao crescimento da concorrência. A principal alteração do Sisu 2026 permite que os candidatos concorram utilizando a melhor notapontuação obtidaconquistada nas últimas três edições do Enem. Além disso, a medida ampliou o número de participantes aptos ao processo seletivo. Isso elevou a disputa pelas vagas, conforme a comparação entre a última parcial deste ano e os resultados finais do Sisu 2025, refletindo assim a influência direta das notas de corte em cada edição.
Segundo o professor e especialista em vestibulares Paulo Victor Scherrer, o aumento das conhecidas notas de corte reflete diretamente o maior número de candidatos disputando as mesmas vagas. Ele destaca que o Enem 2025 registrou cerca de meio milhão de inscritos a mais em relação à edição anterior. Além disso, permitiu a participação de estudantes que fizeram o exame em 2023 e 2024.
“O fato concreto é que tem mais gente disputando as mesmas vagas. Só isso já faria a nota de corte subir”, afirma Scherrer.
O cenário reforça a competitividade do acesso ao ensino superior público no Espírito Santo. Por conta das elevações das notas de corte, isso exige atenção redobrada dos candidatos na escolha das opções de curso e instituição.
