Sinepe-ES busca inspiração na Coreia do Sul para a educação capixaba

O retorno da missão deve abrir novas reflexões sobre o papel das instituições de ensino do Espírito Santo

O Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinepe-ES) está realizando sua 10ª missão educacional internacional. Entre os dias 08 e 22 de setembro, uma comitiva liderada pelo presidente Moacir Lellis e pela vice-presidente Roberta Pezzin Bonelli – que também é diretora institucional das Escolas Novo Mundo e da Ilha – está na Coreia do Sul, país referência mundial em inovação e qualidade de ensino, com desempenho de destaque no PISA – principal avaliação internacional de educação.

A agenda inclui visitas a escolas, universidades, centros de pesquisa e instituições governamentais sul-coreanas, para conhecer de perto as práticas que colocam a educação no centro do desenvolvimento nacional. Entre os destaques observados estão: a valorização da educação como bem comum, o respeito e prestígio social dos professores, a participação ativa das famílias e o entusiasmo dos alunos, que veem a escola como um espaço prazeroso de convivência e aprendizado.

Diretamente da Coreia, Roberta Bonelli reforça a relevância dessa experiência internacional:
“O futuro da educação capixaba está em saber aprender com as melhores experiências do mundo e adaptá-las em ações que façam diferença no nosso dia a dia escolar”, afirma.

O retorno da missão deve abrir novas reflexões sobre o papel das instituições de ensino do Espírito Santo e fortalecer práticas que aproximem a realidade local das experiências internacionais de excelência.