
A deputada federal Sílvia Cristina usou a tribuna da Câmara Federal, nesta semana, para manifestar a sua preocupação com a decisão do governo federal em vetar o PL 2687/22 que equipara os diabéticos tipo 1 à deficiência, para efeitos legais. A parlamentar pediu que o Congresso derrubasse o veto, quando o mesmo for votado em plenário.
“Expressar a minha preocupação com o veto presidencial ao PL 2687/22. Esse veto é um ato desumano. A matéria foi aprovada por unanimidade no Congresso, uma conquista importante que os diabéticos tipo 1 vinham há anos lutando por essa causa, para ter os seus direitos assegurados”, relatou.
A alegação do governo é de que o projeto criaria despesas, sem identificar de onde iriam vir os recursos para cobri-las. “Mas, quanto vale uma vida? Os diabéticos tipo 1, que são cerca de 10% dos cerca de 20 milhões de diabéticos do Brasil, enfrentam grandes desafios. Desde o controle da glicose, até complicações como cardiológicas, neurológicas, renais e oftalmológicas”, completou a deputada.
Sílvia Cristina se posicionou pela derrubada do veto presidencial. “Podem contar comigo e tenho certeza de que o Congresso vai derrubar o veto, que é desumano e injusto. Vamos dizer sim ao projeto e com isso, todos os diabéticos tipo 1 sejam reconhecidos como deficiência, para os efeitos legais”.
FONTE: MSN