
Há cerca de 30 anos, a psicóloga e sexóloga Cida Lopes decidiu aprofundar os estudos e pesquisas sobre educação sexual com foco especial no público infantojuvenil. Neste sábado (18/10), em Belo Horizonte, ela lança “Soltando os Grilinhos” (Editora Artesã, R$ 46, 56 págs.), obra escrita em parceria com a neta, a adolescente Júlia Lopes Ghieh, de 12 anos. O livro trata de forma aberta e sem tabus a importância de conversar sobre sexo e sexualidade com os pequenos.
Em meados da década de 1990, Cida Lopes aproveitou o Dia Internacional da Mulher para propor uma reflexão em sala de aula. Perguntou às crianças: se pudessem escolher, nasceriam meninos ou meninas? A resposta das meninas chamou atenção: ⅓ afirmou que preferiria ter nascido com o sexo oposto. Os meninos têm mais liberdade e privilégios, podem falar mais palavrão, não precisam ser caprichosos e bonzinhos o tempo todo foram algumas das justificativas.
Entre os meninos, apenas um disse que queria ter nascido menina, pois elas podiam chorar, não precisavam mostrar o tempo inteiro que eram fortes e corajosas. Diante dessa resposta, um colega ficou extremamente nervoso, achando a justificativa do amiguinho um completo absurdo. Cida, então, quis saber o motivo de tanta indignação.
“Foi aí que ouvi a ‘pérola’. Ele disse que o homem já nasce inteligente e que a mulher tem que aprender a ser inteligente”, conta a psicóloga e sexóloga. “Comecei a me questionar: como uma criança de 7 anos de idade já tinha o conceito tão rígido do que é ser homem e ser mulher? Se isso não for trabalhado nesse idade, se esperarmos chegar à adolescência para falar sobre isso, esse conceito estará muito mais rígido”, afirma.
Naquele momento, Cida Lopes teve certeza de que seu foco na educação sexual se voltaria para as crianças. A psicóloga escreveu vários livros abordando temas e tabus que ainda rondam a infância, como “Rosazul: Nem Tão Rosa, Nem Tão Azul” (Sinopsys Editora), ministrou cursos e palestras.
Voltado a pais, responsáveis e crianças de até 9 anos, “Soltando os Grilinhos”, segundo a autora, aponta caminhos para responder às primeiras perguntas sobre sexo e sexualidade de maneira leve, acolhedora e adequada à idade.
“Nós, adultos, temos dificuldades sexuais e emocionais porque tivemos problemas de diálogo na infância. Trabalho a educação sexual como prevenção e na perspectiva da possibilidade de que crianças, quando crescerem, possam viver uma sexualidade com mais liberdade e prazer”, ressalta Cida Lopes, que também é autora de “Soltando os Grilos”, publicação voltada para crianças e adolescentes entre 9 a 15 anos.
“Quanto mais informações temos, mais a gente se protege. Educação sexual é a educação do cuidado, do respeito e do fortalecimento dos vínculos familiares. Não adianta esperar chegar na adolescência para construir o diálogo. Ele é fruto de uma construção. É preciso mostrar o lado bonito da sexualidade”, completa a autora.
Parceria com a neta
Cida Lopes conta que sempre teve diálogo aberto com as filhas para tratarem com liberdade temas diversos relacionados a sexo e sexualidade. Com a neta as portas continuaram abertas. “Soltando os Grilinhos” nasce naturalmente das conversas espontâneas com Júlia Lopes Ghieh, com quem a educadora sexual diz ter aprendido muito durante a feitura do livro.
“Eu disse a ela: ‘Júlia, vamos escrever esse livro juntas. Como adolescente, sua voz tem muito poder. Você pode fazer muita diferença na vida das amigas e dos amigos’”, conta. Júlia também ressalta a importância do tema: “Percebo que muitas amigas não têm esse diálogo em casa. A educação sexual é também sobre autoestima, respeito e confiança”.
Lançamento online
Neste sábado (18/10), na Livraria da Rua, Cida Lopes relança o curso 100% online “Soltando os Grilos com os Filhos”, voltado a pais e responsáveis por crianças e adolescentes. A formação oferece ferramentas práticas para lidar com dúvidas sobre sexualidade no ambiente familiar, estimulando relações mais abertas, seguras e acolhedoras. O curso e os livros da autora estão disponíveis no site www.cidalopes.com.br.
Programe-se
O quê. Lançamento e sessão de autógrafos de “Soltando os Grilinhos”, de Cida Lopes e Júlia Lopes Ghieh
Quando. Neste sábado (18/10), às 11h
FONTE: O TEMPO