
Por Yan Carlos Barbosa
Durante dois dias, o Sesi Jardim da Penha, em Vitória, reuniu robôs de diversos portes e miniaturas de carros de Fórmula 1 no Festival SESI de Educação. Alunos de todo Estado participaram do evento, realizado entre os dias 27 e 28 de novembro, que definiu as equipes classificadas para a etapa nacional da competição em 2026, em São Paulo.
O superintendente do SESI ES e diretor regional do SENAI ES, Geferson Santos, destacou que o festival demonstra o avanço dos estudantes nas áreas de ciência e tecnologia. “O evento mostra o quanto nossos alunos estão preparados para resolver desafios reais com criatividade e colaboração. É um orgulho acompanhar a evolução das equipes e ver o impacto da metodologia do SESI no desenvolvimento de cada participante”, apontou.
As disputas reuniram equipes do ensino fundamental e médio que apresentaram projetos de robótica e protótipos da modalidade STEM Racing. Durante a programação, os estudantes passaram por avaliações técnicas e disputas práticas.
Ao final das provas, foram anunciadas as equipes vencedoras nas categorias FLL e STEM Racing.
FLL
• 1° Champions Award — Equipe Avalon, SESI Cachoeiro
• 2º Champions Award — Equipe Tecnolândia, SESI Cachoeiro
• 3° Champions Award — Equipe Level Up, SESI Laranjeiras
STEM Racing
• 1º lugar — Equipe Hyoku, SESI Linhares
• 2º lugar — Equipe CPX Racing, SESI Araçás
• 3º lugar — Equipe Pocadores, SESI Jardim da Penha
• 4º lugar — Equipe Gear One, SESI Civit
Próximos passos
As equipes classificadas viajam para São Paulo no próximo ano, onde disputarão a etapa nacional que vale vaga para o campeonato mundial. Além delas, as equipes Cyber One, do Sesi Civit, e Hyobots, do Sesi Linhares, ambas integrantes da First Robotics Competition (FRC), também estarão na disputa nacional representando o Espírito Santo.
O SESI ES reúne destaques importantes nos torneios.
Somente no ano passado, duas equipes foram para Singapura, a Hyoku do SESI Linhares e a Gear One do SESI Civit, na final da STEM Racing. Na final do mesmo campeonato em 2024 que aconteceu na Arábia Saudita, a equipe Pocadores, do SESI Jardim da Penha, conquistou duas premiações: Desafio de Substituição da Asa Dianteira e o prêmio de Identidade Visual.
