Serra pode ser pioneira em sensores de glicose no SUS: veja projeto em tramitação

A iniciativa do vereador pretende reforçar a importância de inovações tecnológicas no sistema público de saúde.

- Foto: Divulgação

Após o governador Renato Casagrande (PSB) divulgar um vídeo detalhando o uso do sensor de monitoramento de glicose e glicemia (CGM), o vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT) protocolou na Câmara da Serra o Projeto de Lei nº 257/2025, que propõe a implantação de sensores de monitoramento contínuo de glicose e glicemia (CGM) na rede municipal de saúde.

Atualmente 550 capixabas utilizam a tecnologia que é menos invasiva e muito indicada para crianças e idosos e é oferecido pelo SUS. A iniciativa do vereador pretende reforçar a importância de inovações tecnológicas no sistema público de saúde.

Na Serra, o uso dessa mesma tecnologia na rede municipal de saúde tem sido discutido com o poder executivo municipal. O objetivo é garantir que moradores da cidade com diabetes também tenham acesso ao monitoramento contínuo.

Menos invasivo:

Diferente dos métodos tradicionais, que exigem múltiplas picadas no dedo ao longo do dia, os sensores CGM realizam leituras automáticas da glicose e glicemia em tempo real, um acompanhamento contínuo, mais preciso e menos invasivo. O equipamento envia alertas automáticos sonoros ou visuais, em caso de hipoglicemia ou hiperglicemia, permitindo resposta imediata.

A proposta legislativa está tramitando na Câmara da Serra. Caso aprovada, a matéria poderá colocar a Serra entre os municípios pioneiros no uso dessa tecnologia no SUS.

FONTE: O TEMPO NOVO