Senado: Callegari surpreende e vira opção para a direita do Espírito Santo

Com 3,6 pontos na pesquisa, o pré-candidato Wellington Callegari (DC) mostra potencial para crescer na corrida ao Senado.

O levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado ontem (19), sobre a intenção de voto para o Senado no Espírito Santo, revelou um cenário de liderança consolidada, mas também trouxe uma novidade que começa a chamar atenção: Callegari alcançou 3,6% da preferência do eleitorado, surgindo como uma alternativa viável dentro do campo da direita capixaba.

Casagrande favorito e segunda vaga aberta

De acordo com o levantamento, o governador Renato Casagrande (PSB) lidera com 56,2%, seguido pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e pelo deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos). Outros nomes bem posicionados são o senador Fabiano Contarato (PT) e Maguinha Malta (PL), que, apesar da visibilidade, aparecem com os maiores índices de rejeição. Na sequência, figuram Evair de Melo (PP), Da Vitória (PP) e o próprio Wellington Callegari (DC).

O fator Callegari

O desempenho de Callegari surpreende dentro do fator “novidade”, indicando um nome novo na disputa e com perfil fortemente ligado com a direita conservadora. Esse campo busca consolidar uma candidatura competitiva diante da disparada de Casagrande, que tende a atrair aliados para compor uma chapa contra a direita no Estado.

Os 3,6% conquistados nesta fase inicial podem indicar margem para crescimento, especialmente em um cenário onde parte do eleitorado de direita ainda avalia diferentes perfis entre os pré-candidatos. A leitura dos números sugere que Callegari pode se beneficiar tanto de um eventual enfraquecimento de outros nomes do campo conservador quanto de uma migração de votos de eleitores insatisfeitos com lideranças já estabelecidas e que não estão correspondendo as expectativas do eleitorado de direita e centro-direita.

Caso consiga ampliar sua base e preencher esses espaços ao longo do processo, Callegari tem condições de se projetar como verdadeira alternativa para os eleitores da direita que buscam uma opção mais original e representativa no Senado Federal.

Lembrando que as eleições para o Senado ocorrerão no próximo ano, com duas vagas em disputa em cada Estado da Federação.