
Um ano após o anúncio da reurbanização do Morro do Moreno, em Vila Velha, as obras ainda não saíram do papel, mesmo com recursos disponíveis para serem iniciadas. Em entrevista à rádio Novabrasil ES, nesta terça-feira, o prefeito Arnaldinho Borgo explicou o motivo da demora.
Segundo ele, é necessário realizar um estudo ambiental. Por se tratar de uma unidade de conservação, o processo não é simples, nem rápido. É preciso uma análise detalhada para garantir que não haja nenhum dano ambiental.
“O estudo foi finalizado, protocolado e está sendo analisado pelos técnicos do meio ambiente. Acredito que, até o fim de agosto, a gente vai lá e assina para começar a obra, dar a martelada no prego, para que as pessoas possam ver a transformação e entregá-la o mais rápido possível”, afirmou o prefeito.
Ainda de acordo com Arnaldinho, após o início das obras, a previsão de conclusão é de até dois anos. “Não é uma obra simples. É uma obra que envolve drenagem, pavimentação, mirantes, cafeteria e um funicular, que é um bonde para levar pessoas com mobilidade reduzida do pé do morro até o topo. É uma obra estruturante que ultrapassa os R$ 20 milhões”, completou.
Pelo projeto que a reportagem do ES360 teve acesso em primeira mão, o letreiro será instalado no alto da região conhecida como “testa da macaca”. Turistas e capixabas vão poder tirar fotos e ainda apreciar a vista para a Terceira Ponte e o Convento da Penha. O bondinho terá duas estações que vão ser interligadas para o passeio pelo morro.
Serão construídos ainda quatro mirantes que terão vista para a Praia da Costa e também para o município de Vitória. Pela proposta, o morro também vai abrigar uma cafeteria e uma área coberta de convivência com banheiros. Na entrada será construído um receptivo com local de informações de turismo.
Turismo no Morro do Moreno
O prédio da antiga Boate Nimbus, localizada na Praia da Costa, foi demolido e vai funcionar serviço de apoio ao turismo. O espaço da casa noturna, que foi frequentado por muitos capixabas por décadas, dará lugar a um ponto de recepção aos visitantes do Morro do Moreno, um dos principais pontos turísticos da cidade.
A iniciativa integra o projeto de requalificação do Morro do Moreno, que pretende organizar o fluxo de turistas e oferecer melhores condições para quem visita o local, seja para lazer, trilhas ou contemplação da vista.

Com a demolição, o local passará a contar com um espaço voltado para receber moradores e turistas. O local será uma base de apoio, oferecendo informações turísticas do Morro do Moreno, além de disponibilizar banheiros, bebedouros e orientações sobre as trilhas e normas de preservação ambiental do Moreno.
FONTE: ES 360