
Por Ludmila Azevedo
Na região da Fazenda Velha, em São José do Calçado, as ruínas de uma antiga usina guardam lembranças e possibilidades nunca exploradas no município. Hoje, o local transformou-se em um ponto de contemplação e curiosidade histórica, atraindo turistas, fotógrafos e moradores em busca de um contato direto com o passado e com a natureza que, aos poucos, retomou o seu espaço.

A estrutura remanescente, coberta por vegetação e cercada pelo som constante do rio, conserva um charme rústico e melancólico. As ruínas são testemunhas silenciosas de um período em que São José do Calçado abrigava pequenas indústrias de base agrícola e energética, impulsionadas pelos recursos naturais locais.

A estrutura foi originalmente projetado para sediar a usina de beneficiamento da cana-de-açúcar São José, um marco na história do município. Hoje, porém, o imóvel está abandonado.

Muitos turistas aproveitam a visita para caminhar pelas margens do Rio Calçado, fazer piqueniques e apreciar o pôr do sol refletido sobre as antigas paredes de pedra. O local é especialmente indicado para quem aprecia turismo histórico e busca experiências autênticas fora dos roteiros mais tradicionais.
Onde se hospedar
Hotel Resende
O aconchegante hotel é pet friendly e conta com piscina e playground. Um delicioso café da manhã, incluso na diária, aguarda os hóspedes.
Onde comer
Nhack Sabores do Mundo
O restaurante serve almoço todos os dias das 10h30 às 14h. O local funciona como lanchonete de terça a domingo, de 19h às 22h30, servindo hambúrgueres artesanais e pizzas.
Praça e Poesia Cafeteria e Pizzaria
O local funciona como cafeteria de segunda a sábado, das 15h às 19h, com cafés especiais, sanduíches e sobremesas. Às sextas, sábados e domingos, de 19h30 às 23h, o funcionamento é como pizzaria.
Como chegar
Saindo de Vitória, pegue a BR-101 Sul até Cachoeiro de Itapemirim, depois siga pela BR-482 e pela ES-482 até São José do Calçado. Saindo da sede do município, siga pela Rodovia Calçado X Bom Jesus do Norte por cerca de 5 km até o atrativo, que pode ser visualizado da estrada.
FONTE: ES BRASIL