Roblox: cenas de sexo e predadores sexuais expõem crianças a riscos no jogo

Roblox soma milhões de usuários, mas denúncias apontam falhas na segurança de crianças dentro da plataforma

Se você é pai, mãe ou vive próximo a alguma criança provavelmente já ouviu falar de Roblox. O jogo oferece uma plataforma com diversos games e ferramentas para que usuários possam criar os próprios jogos, numa experiência imersiva com milhares de interações.

Por não ter uma idade mínima para acesso, o Roblox se tornou muito popular entre as crianças. De acordo com um levantamento publicado na CNN, o jogo conta com mais de 111 milhões de usuários.

Ao parecer inofensivo, muitos pais permitem que os filhos joguem. No entanto, o jogo aos poucos começou a parecer problemático quando foi denunciado que predadores sexuais utilizam a plataforma para conseguir conteúdos pornográficos de crianças.

Um leitor do ES360 contou que observou algumas situações anormais dentro da plataforma. “Infelizmente a cabeça doentia dos seres humanos fazem coisas bizarras. Por exemplo,  tem joguinho que você é um intruso, entra na escola e mata o maior número de gente. Tem jogo que você é o professor e tem que f**** um aluno. E tem um jogo que é apenas uma putaria mesmo”.

Ele destacou principalmente as cenas de sexo que ocorrem dentro do jogo. “Entra no site xvideos e digite Roblox que tu vai ver. Eu fiquei abismado porque geralmente jogos não tem animação de sexo […] mas no Roblox… eu vi nos comentários. É bizarro e eu não sei como ainda ninguém denunciou isso”.

Denúncias

As denúncias se tornaram mais evidentes quando o youtuber norte-americano Schlep, que utilizava a plataforma para conseguir atrair esses predadores sexuais e junto da polícia, levá-los para a cadeia. Após os vídeos do youtuber viralizarem, ele foi banido do Roblox.

Mesmo com as denúncias, a plataforma seguiu sendo utilizada sem nenhuma restrição de idade. Com uma moderação de chat muito fraca, as crianças são induzidas a realizarem algumas ações no jogo em troca de recompensas, como avatares e skins.

Nos Estados Unidos, a Associated Press destacou que a plataforma está sobre pressão após processos abertos contra o Roblox. De acordo com eles, a acusação é de que a plataforma permite um ambiente em que predadores sexuais ‘prosperem, se unem, caçam e vitimizam menores’”.

No TikTok

Em uma das redes sociais mais populares do momento, é possível encontrar milhares de vídeos de responsáveis e vídeos dos próprios jogadores sobre o que acontecem em alguns jogos dentro do Roblox.

A influenciadora Pietra Vasconcelos publicou um vídeo recentemente contando a experiência com o filho Theo, de sete anos. No vídeo, ela fala sobre os amigos do filho se juntarem para jogar e ele ser “excluído”.

“Eu tenho pavor desse jogo, sei que ele é péssimo. Inclusive um dos jogos que os meninos colocam sempre dá briga, é um jogo de roubar. Sei que tem várias outras coisas, sei que tem como abrir chat e eu não permito ele jogar de forma alguma”, conta.

Nos comentários, muitas pessoas deram dicas de possibilidades para impedir que predadores sexuais tenham acesso as crianças. Uma das seguidoras explicou que é possível fazer uma filtragem de jogos e bloqueio de chat de acordo com a idade da criança. Outra seguidora ainda contou que é possível pagar um valor mensal para criar servidores privados, onde apenas aquele usuário pode jogar com amigos convidados.

A plataforma

De acordo com a plataforma, os conteúdos que violam as políticas da empresa são removidos assim que idenficados, mas não especifica números de quantos casos já ocorreram. Além disso, a companhia ainda diz que todos os ambientes do Roblox são moderados 24h por dia e sete dias por semana.

No site, os criadores explicam que o Roblox tem compromisso com a segurança da comunidade. “Acreditamos na importância de criar uma experiência segura e adequada à faixa etária de todos os nossos usuários, e nossos Padrões da Comunidade proíbem explicitamente conteúdo romântico ou sexual na plataforma”.

FONTE : ES360