
Em meio à comoção mundial pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, muitos fiéis capixabas relembram o gesto carinhoso do pontífice ao abençoar a bandeira do Espírito Santo em novembro de 2024.
O fato aconteceu no dia 9 de novembro de 2024, no Vaticano, quando o governador Renato Casagrande e a primeira-dama, Maria Virgínia Casagrande, foram recebidos em audiência privada por Francisco, na Biblioteca do Palácio Apostólico São Damásio. A visita aconteceu pouco antes da viagem do governador ao Azerbaijão, onde participou da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP).
Durante o encontro, Casagrande presenteou o Santo Padre com uma escultura de São José de Anchieta, criada pelo artista capixaba Ivan Coelho. Feita em madeira com detalhes em aço, a obra homenageia o “Apóstolo do Brasil”, símbolo maior da fé e da cultura do Espírito Santo, canonizado pelo próprio Papa Francisco em 2014.

Um dos pontos altos da audiência foi quando o governador apresentou ao pontífice a bandeira do Espírito Santo, explicando o significado da inscrição “Trabalha e Confia”, inspirada em Santo Inácio de Loyola, e o simbolismo das cores, que remetem ao manto de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado. Francisco, com um sorriso sereno e gesto afetuoso, abençoou a bandeira, eternizando o momento para a história dos capixabas. Hoje, ela permanece exposta no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.
A audiência foi articulada com apoio da Nunciatura Apostólica no Brasil e contou com a intermediação do então arcebispo de Vitória, Dom Dario, e do bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin — o mesmo que preside nesta segunda-feira a Missa em Sufrágio por Francisco, às 18h, na Catedral Metropolitana de Vitória.

Na época, o gesto foi amplamente comemorado por lideranças religiosas do estado. O reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Pe. Álvaro Negromonte, SJ, expressou sua alegria:
— “Com grande alegria, recebemos a notícia do encontro do Papa Francisco com o governador Renato Casagrande. Parabenizo o talentoso artista Ivan Coelho pela belíssima obra que representa São José de Anchieta e simboliza a fé e as riquezas do Espírito Santo. O presente se torna ainda mais significativo ao lembrarmos dos 10 anos da canonização do Apóstolo do Brasil.”
Segundo o sacerdote, o Papa também demonstrou, na ocasião, profunda preocupação com as questões ambientais, reafirmando o chamado urgente à proteção da natureza — um dos pilares de seu magistério, especialmente após a encíclica Laudato Si’. A fala do pontífice foi recebida como um sinal claro da continuidade do compromisso com o cuidado da “Casa Comum”, tema caro tanto a Francisco quanto a Anchieta.
— “Este encontro representa um sinal de renovação do compromisso com o cuidado da nossa Casa Comum, inspirados por Francisco e Anchieta, com as bênçãos de Nossa Senhora da Penha”, destacou Pe. Álvaro.
Homenagem na Catedral de Vitória
A Arquidiocese de Vitória comunicou que será celebrada, nesta segunda-feira (21), às 18h, uma Missa em Sufrágio pela alma do Papa Francisco. A cerimônia ocorrerá na Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro da capital, e será presidida por Dom Andherson Franklin.
Segundo explica a tradição católica, a Missa em Sufrágio é uma celebração eucarística oferecida em intenção da alma de uma pessoa falecida, com o objetivo de pedir a Deus que a acolha em Sua misericórdia e a conduza à vida eterna. A palavra “sufrágio”, nesse contexto, significa intercessão ou oração em favor de alguém, especialmente dos mortos.

Luto oficial de 3 dias no ES
O governador Renato Casagrande decretou luto oficial de três dias no Espírito Santo pela morte do papa.
— “Sua voz firme em defesa dos mais vulneráveis, sua fé aliada à coragem e sua simplicidade tocaram o mundo. Um exemplo que seguirá nos guiando”, destacou.
FONTE: SIM NOTÍCIAS