Receita Federal intecepta R$277 mil em Mounjaro escondido no porto de Vitória-ES

Medicamentos estavam camuflados em copos térmicos e foram encontrados em 91 encomendas postais enviadas irregularmente ao Brasil.

A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu um lote de Mounjaro (tirzepatida) avaliado em R$ 277 mil durante fiscalização no Porto de Vitória. Os medicamentos estavam escondidos dentro de copos térmicos e distribuídos em 91 pacotes enviados por correspondência.

A operação resultou na apreensão de 48 canetas aplicadoras em diferentes concentrações e 79 frascos de refil de 15 mg. Dois remetentes foram identificados, mas suas identidades não foram reveladas.

As ações ocorreram ao longo de duas semanas, no mês de agosto, em parceria com os Correios. A descoberta foi fruto do trabalho de inteligência da Receita, baseado em cruzamento de dados e análise de risco, sem depender de denúncia prévia.

Segundo a instituição, os produtos entraram no país de forma ilegal e estavam sendo comercializados sem qualquer autorização da Anvisa. A prática é considerada criminosa e representa grave risco à saúde pública, já que não há controle sobre a origem e a qualidade das substâncias.

Uma representação fiscal será encaminhada ao Ministério Público Federal, que poderá solicitar abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar o caso.

Sobre o medicamento
O Mounjaro é aprovado pela Anvisa para o tratamento da obesidade, mas, no Brasil, sua indicação oficial é apenas para diabetes tipo 2. Concorrente direto do Ozempic, a tirzepatida ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o peso corporal, sendo a primeira medicação aprovada a atuar em receptores de dois hormônios relacionados ao apetite.