A Agerh (Agência Estadual de Recursos Hídricos), publicou no Dário Oficial do Estado, na última sexta-feira (05), o valor de R$ 800 mil ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) para viabilizar os estudos e elaboração do anteprojeto estrutural para implantação de uma barragem de contenção de cheias no Rio Muqui, em Mimoso do Sul.
O objetivo principal é auxiliar a região de Mimoso do Sul na redução de impactos causados pelas inundações, promovendo a segurança dos moradores. A barragem também irá contribuir para estimular o uso sustentável dos recursos. Com esse estudo e a elaboração do anteprojeto, será possível avançar para a construção da barragem.
Essas barragens são estruturas projetadas para controlar o fluxo de agua nos rios e prevenir alagamentos em áreas vulneráveis. A retenção temporária da água durante o período de chuvas intensas, permite um controle mais eficiente do volume de água que é liberado gradualmente para jusante.
As barragens são construídas considerando os fatores como o volume de água a ser retido, a topografia do local a capacidade de escoamento das águas entre outros aspectos técnicos. Um sistema de vertedouros e comportas, será possível regular a vazão da água e e minimizar os impactos causados pelas cheias nas áreas abaixo da barragem.
Essa iniciativa é importante no esforço do Governo do Estado em se adaptar aos impactos do processo de mudança global do clima e estar preparado para lidar com eventos climáticos extremos, buscando assim proteger a região de Mimoso do Sul contra os riscos de enchente, segundo o diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert.
“Estamos atuando em parceria com o DER-ES e a elaboração desse estudo representa um avanço significativo na busca por soluções eficazes para minimizar os impactos das cheias na região de Mimoso do Sul. Essa parceria e investimento refletem o comprometimento do Governo do Estado com as ações de segurança hídrica e do processo de eventos extremos”, declarou Ahnert.