Quem são as "Irmãs de Jesus na eucaristia"? Instituto do qual Irmã Otília fazia parte?

Com muito pesar, faleceu no dia de ontem (26/05) Maria Joana Otília, a irmã Otília aos 91 anos, Religiosa do “Instituto das Irmãs de Jesus pela Eucaristia”. Mas afinal, como é este Instituto?

A morte de Irmã Otília pegou todos os católicos e demais admiradores cachoeirenses de surpresa, já era de conhecimento do grande público sua luta contra o câncer de Fígado, que infelizmente acabou nesta fatalidade.

Mas a morte de Irmã Otília também despertou interesse de parte de alguns sobre a instituição que ela fazia parte, e é sobre isso que vamos falar.

Foto: Rafael Duarte

O que poucos cachoeirenses sabem, até mesmo os que participam das atividades pastorais das paróquias da cidade, é que na cidade Cachoeiro de Itapemirim, sede episcopal da Diocese, foi fundada uma congregação religiosa, prestes a completar seu primeiro centenário no ano de 2027. A história começa com a chegada em Cachoeiro de Itapemirim da Irmã Gertrudes de São José, nome que passou a adotar após ter ingressado na Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração.

Irmã Gertrudes de São José

Martina Toloni nasceu em 7 de agosto de 1876, na cidade de Chiuro, Itália. Filha de Giovanni Baptista Toloni e Caterina Rodolfi, perdeu a mãe ainda aos cinco anos de idade. Por dificuldades financeiras, seu pai a confiou aos cuidados de um orfanato mantido pelas Irmãs Guanelianas, em Como, onde recebeu educação religiosa e desenvolveu profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, à Eucaristia e à Divina Providência.

Impulsionada por sua fé e pelo chamado missionário da Igreja, Martina chegou ao Brasil em 1904. Aqui, dedicou-se ao trabalho entre os pobres, especialmente junto aos filhos de imigrantes italianos.

Em junho de 1927, as irmãs Gertrudes e Josefina do Sagrado Coração de Jesus chegaram a Cachoeiro de Itapemirim. Impactadas pela acolhida da população e pela fé expressiva do povo local, identificaram uma necessidade urgente: a criação de uma instituição católica de ensino.

Diante disso, Irmã Gertrudes solicitou ao então bispo do Espírito Santo, Dom Benedito Paulo Alves de Souza, autorização para fundar um colégio. O pedido foi aceito, e, em 10 de agosto de 1927, nascia oficialmente a Congregação das Irmãs de Jesus Cristo Rei. O colégio e a casa religiosa foram erguidos na antiga Chácara do Sr. Chuquer.

A fundadora passou a ser conhecida como Madre Gertrudes de São José e contou com o apoio da Irmã Josefina do Sagrado Coração de Jesus e das primeiras noviças: Helena Cardoso, Emília Fontes e Luiza Debona. A congregação cresceu, acolhendo outras vocacionadas ao longo dos anos.

Mesmo diante de carências materiais, Madre Gertrudes transmitia às irmãs o espírito de gratidão e confiança na Providência Divina. Atuava simultaneamente como fundadora, superiora geral, formadora, diretora da escola e orientadora espiritual da comunidade.

No dia 16 de março de 1949, com a visita do bispo Dom Luiz Scortegagna, a Congregação recebeu oficialmente o reconhecimento diocesano. A partir de então, passou a se chamar Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, com novas constituições aprovadas pela Igreja.

Hoje, a congregação mantém presença no Brasil, Bolívia e África, com atuação significativa nas áreas de educação, saúde e pastoral social. A história iniciada com fé, coragem e espírito missionário em Cachoeiro continua a gerar frutos em várias partes do mundo.

“Todas vós, minhas filhas, estais colocadas em lugares onde muito podeis trabalhar para a salvação das almas; fazei-o com entusiasmo, usai todas as indústrias para convertê-las e ficai certas de que não vos há de faltar o modo e a ciências de conseguir este tão nobre fim, visto que o amor de Jesus sugere tantos meios para atrair os pecadores, remidos pelo seu preciosíssimo sangue”.

Madre Gertrudes de São José

FONTE: DIOCESE DE CACHOEIRO