
O presidente do PT-ES, deputado estadual João Coser, e o deputado federal Helder Salomão se reuniram, nesta quinta-feira (2), com representantes do PSOL para discutir a possibilidade de uma aliança em torno da candidatura de Helder ao governo do Espírito Santo. O encontro aconteceu na sede estadual do Partido dos Trabalhadores e contou com a presença da deputada Camila Valadão, da presidente estadual Ane Halama e de Brice Bragato.
Para Coser, o momento é de ampliar o diálogo e articular uma frente progressista no Estado, que também apoie a reeleição do presidente Lula, a recondução de Fabiano Contarato ao Senado e a candidatura de Helder ao governo. “Saímos da reunião muito animados. PT e PSOL se colocam em parceria para construir uma candidatura que enfrente o avanço da extrema-direita no Espírito Santo”, afirmou.
Segundo o petista, o projeto será desenvolvido de forma democrática, envolvendo partidos, federações, movimentos sociais, culturais, acadêmicos, servidores, produtores rurais e empreendedores. “Queremos um movimento que mobilize a sociedade capixaba e siga o exemplo de Lula no Brasil”, disse.

A presidente estadual do PSOL, Ane Halama, classificou a reunião como histórica e destacou a importância da união da esquerda no Espírito Santo. “Precisamos de uma frente para combater a extrema-direita privatista, que retira direitos e aumenta a vulnerabilidade das minorias. Esse é um momento histórico para recuperarmos direitos e melhorarmos as condições de vida da população”, afirmou.
Na semana passada, lideranças do PT-ES já haviam se reunido com a direção nacional do partido, em Brasília, para apresentar a pré-candidatura de Helder Salomão. O presidente nacional do PT, Edinho Silva, declarou apoio ao projeto, e uma conversa com o presidente Lula deverá acontecer em breve.