Projeto “Ópera na Escola” leva espetáculo lírico a Cachoeiro de Itapemirim

O espetáculo gratuito leva grandes nomes da música erudita do Brasil para única apresentação na cidade capixaba democratizando a música lírica a quem não tem acesso

Alexandre Maciel Fígaro - O Mundo Encantado das Óperas -

O projeto sociocultural Ópera na Escola – Fígaro no Mundo Encantado das Óperas busca democratizar o acesso às obras clássicas do universo lírico a todos, levando o espetáculo itinerante às crianças e adolescentes de escolas públicas, para que elas tenham acesso às mais famosas obras operísticas de forma lúdica e muita diversão e, também, para o público adulto interessado em conhecer obras líricas ou para aqueles que já conhecem este estilo musical.

Com produção da R. Margarida Produção e realização da ArteMusical Intermediações Artísticas, com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet – Governo Federal, União e Reconstrução -, as apresentações acontecerão nos períodos diurno e noturno no dia 4 de junho, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). A sessão da tarde, às 15h00 será dedicada para alunos da rede escolar pública e às 19h30 no mesmo local, a apresentação será para o público em geral. Ambas as apresentações são gratuitas e acontecerão na Praça Jerônimo Monteiro, antecedendo as comemorações da cidade.

Alexandre Maciel Fígaro – O Mundo Encantado das Óperas

O espetáculo contará com grandes nomes da música erudita do Brasil como os tenores Jorge Durian e Armando Valsani, a soprano Giovana Maira, que compõem o renomado trio do programa televisivo “A Bella Itália”. Somando a eles, a mezzo soprano Margareth Pires, em que demonstrarão a classificação vocal masculina e feminina no cenário da ópera. E o ator Varetta que representa o personagem Pedrinho interagindo com os músicos e público.

Com duração de 60 minutos para o público infantil e 90 minutos para o espetáculo noturno, os músicos cantarão trechos dos clássicos mais importantes e expressivos da história da ópera como; March Of The Toreadors de Georges Bizet da obra Carmem, La Donna È Mobile de Verdi da obra Rigoletto, Largo Al Factotun Della Cittá de Rossini da obra Barbeiro de Sevilha, Nessun Dorma de Puccini da obra Turandot, Habanera de Georges Bizet da obra Carmem e Lucevan Le Stelle de Verdi da obra La Traviata.

Ao final do espetáculo serão distribuídos, gratuitamente, livretos com o conteúdo que aborda a história da ópera e notas biográficas dos famosos compositores.