Projeto Mulheres do Café visita técnica a cafeteria referência em Minas Gerais
O projeto Mulheres do Café visita técnica a uma cafeteria referência em Minas Gerais como parte de sua estratégia de qualificação e valorização da cafeicultura feminina capixaba. A atividade ocorreu nesta terça-feira (3), na cafeteria Café da Madre, localizada em Tiradentes, e reuniu 22 mulheres ligadas à produção de café no Espírito Santo.
Além disso, a ação contou com o acompanhamento de técnicos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Dessa forma, o projeto Mulheres do Café visita técnica a empreendimentos que servem como referência em qualidade, gestão e agregação de valor aos cafés especiais.
Troca de experiências e qualificação técnica
Durante a visita, as participantes conheceram de perto todas as etapas do funcionamento da cafeteria. Primeiro, acompanharam o processo de seleção e classificação dos grãos. Em seguida, observaram práticas de torra, preparo e apresentação do café ao consumidor final. Além disso, discutiram estratégias de comercialização e relacionamento com o mercado.
Com isso, o projeto Mulheres do Café visita técnica cria um ambiente favorável à troca de experiências entre produtoras e empreendedoras do setor. Ao mesmo tempo, amplia o repertório técnico das participantes e fortalece a visão de negócio das cafeicultoras.
Fortalecimento da cafeicultura feminina
O projeto Mulheres do Café tem como foco fortalecer a atuação feminina na cafeicultura do Espírito Santo. Para isso, promove capacitações técnicas, incentiva o empreendedorismo rural e valoriza os cafés produzidos por mulheres. Além disso, a iniciativa busca ampliar a visibilidade das produtoras e facilitar o acesso a novos mercados.
Nesse contexto, o projeto Mulheres do Café visita técnica a diferentes regiões produtoras do país para estimular a inovação e a adoção de boas práticas. A experiência em Minas Gerais, estado reconhecido nacionalmente pela cafeicultura, contribui diretamente para esse objetivo.
Integração entre regiões produtoras
Por fim, a visita técnica integra a programação contínua de capacitações do projeto. A ação, portanto, reforça a importância da integração entre diferentes regiões produtoras de café do Brasil. Além disso, fortalece redes de contato e incentiva o intercâmbio de conhecimentos entre mulheres que atuam em diferentes elos da cadeia produtiva do café.
