Projeto Biblioteca Itinerante inicia atividades em Castelo

O projeto Biblioteca Itinerante iniciou suas atividades nesta segunda-feira (11) na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Frei Juan Echávarri Asiain, localizada na comunidade Fazenda do Centro, em Castelo. A iniciativa, promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), atenderá 12 crianças do 5º ano, incentivando a leitura e promovendo a educação ambiental.

Além do acesso ao acervo de livros, especialmente voltados para temáticas ambientais, os alunos participarão de atividades lúdicas, como contação de histórias, oficinas sobre a fauna e flora, pinturas e confecção de máscaras. A ação é conduzida pelas equipes dos Parques Estaduais de Mata das Flores (PEMF) e do Forno Grande (PEFG), reforçando a importância da preservação das Unidades de Conservação (UCs).

O gestor do PEMF, Anderson Kruger, explicou que o projeto serve para fortalecer a educação ambiental e o engajamento das comunidades na proteção dos ecossistemas locais. “A ideia é que, além de estimular o hábito da leitura, possamos aproximar as crianças do conhecimento ambiental, mostrando a importância da conservação da natureza, especialmente por estarem próximas de duas áreas protegidas”, destacou. 

Fonte: IAMA/Ana Clara Gonçalves