
O Procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Humberto Alexandre Campos Ramos, será empossado como presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e União (CNOMP) nesta sexta-feira (21/03). Ele será o primeiro membro da instituição a ocupar esse cargo.
Sobre a Posse
A cerimônia de posse ocorrerá às 11 horas, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES, durante a reunião do CNOMP, que começa na quinta-feira (20/03).
Objetivos
De acordo com o Procurador de Justiça, Humberto Alexandre Campos Ramos, a eleição é um orgulho para o Ministério Público do Espírito Santo, colocando-o em evidência nacionalmente. Ele destacou que o trabalho será de continuidade, visando mais conquistas para as Ouvidorias dos Estados e do Ministério Público da União.
Prioridades
Entre as prioridades, estão temas como a população LGBTQIA+ e a inteligência artificial, além de revisar e aprofundar questões como a violência contra as mulheres.
Nova Diretoria
A nova diretoria do CNOMP conta com o Ouvidor do MPMS, Renzo Siufi, como Vice-Presidente, e a Ouvidora do MPAP, Maricélia Campelo de Assunção, como Secretária.
Programação
Durante os dois dias, as reuniões vão debater sobre desafios que envolvem as Ouvidorias do Ministério Público Brasileiro, defesa dos direitos de minorias e utilização da inteligência artificial nas rotinas desses setores.
Objetivo do CNOMP
O objetivo é integrar cada vez mais a população nesse serviço, facilitando a resolução de problemas e conectando o cidadão diretamente com os Promotores e Procuradores de Justiça para soluções rápidas e eficientes.