Primeiro papa americano! Cardeal Robert Francis Prevost assume como papa Leão XIV

Papa Leão XIV, assim como seu antecessor, Francisco, que era religioso da ordem dos jesuítas, é um frade da ordem dos agostinianos.

Papa Leão XIV na sua primeira benção Urbis et Orbi. Foto: Reprodução: Vatican News -

Dos 266 papas que lideraram a Igreja Católica, nenhum deles era dos Estados Unidos. Embora a relativa juventude do país signifique que menos de 20 desses papas serviram após a Declaração de Independência dos EUA em 1776, a diocese de Roma buscou o seu bispo agora em terras Norte Americanas.

Natural de Chicago, Prevost é o chefe do Dicastério para Bispos da Igreja. A posição de poder que ocupa significa que ele supervisiona a seleção de novos bispos. 

Caso qualquer cardeal eleitor que possa se sentir incomodado com a nacionalidade americana de Prévost, esta não é a única. Ele tem dupla cidadania, com nacionalidades tanto dos EUA quanto do Peru, onde serviu por muitos anos.

Embora Prevost seja visto, em geral, como um centrista, em algumas questões sociais importantes ele é visto como progressista. Ele há muito tempo acolhe grupos marginalizados, assim como Francisco, que defendia os migrantes e os pobres. 

Mas, assim como o Papa Francisco, o nativo de Illinois se opõe à ordenação de mulheres como diáconos, por exemplo, então, nesse ponto, ele é visto como conservador em relação à doutrina da Igreja.

Vale lembrar que o atual Papa Leão XIV, assim como seu antecessor, Francisco, que era religioso da ordem dos jesuítas, é um frade da ordem dos agostinianos.

* COM INFORMAÇÕES DA CBS NEWS