Primeira Cuca do 'Sítio do Pica-Pau Amarelo', Dorinha Duval morre aos 96 anos

Informação foi confirmada pela filha da atriz

Dorinha Duval foi a primeira Cuca do 'Sítio do Pica-Pau Amarelo' e também esteve em 'O bem-amado' — Foto: Reprodução/Instagram e Arquivo/O Globo -

Primeira Cuca do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, Dorinha Duval morreu nesta quarta-feira, dia 21 de maio, aos 96 anos no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela filha da atriz, Carla Daniel, que usou o Instagram para lamentar o ocorrido.

“É com tristeza, mas alívio, que nos despedimos. Mãe, avó, amiga, e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”, disse Carla, que é filha de Dorinha com o diretor Daniel Filho.

Dorinha Duval com a neta e a filha, Carla Daniel, quando completou 95 anos — Foto: Reprodução/Instagram

Famosos lamentam

Após a publicação no Instagram, amigos e fãs da atriz lamentaram o ocorrido. “Meus pêsames e meus melhores sentimentos”, escreveu Matheus Nachtergaele. “Meus sentimentos”, comentou Alexandra Richter no Instagram. “Beijos carinhosos, Carla”, disse Guilherme Fontes.

Carreira

Paulistana, Dorah Teixeira assumiu o nome artístico de Dorinha Duval ao fazer sucesso como vedete e começar a carreira na década de 1950 na TV Tupi em esquetes de humor, e também apresentando programas. Na TV Globo, ela estreou em 1969 na novela “Verão vermelho”. A atriz esteve ainda nos elencos de “Irmãos coragem”, de 1970, “Selva de pedra”, de 1972, “O bem amado”, de 1973, entre outras.

Uma das personagens célebres foi já no infantil “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, em que permaneceu por quatro anos interpretando a vilã Cuca. A saída da emissora se deu em 1980, após uma participação na série “Plantão de polícia”. Ela passou então a se dedicar a carreira de artista plástica.

Vida pessoal

Dorinha se casou três vezes. Um dos relacionamentos mais midiáticos foi com o diretor Daniel Filho, em 1961, com quem teve a filha Carla Daniel. Eles se separaram em 1972. Em uma biografia, Dorinha disse que passou a abusar do álcool, de tristeza pelo fim da relação.

Depois, a atriz engatou um namoro com o produtor publicitário Paulo Sérgio Garcia Alcântara. Em uma discussão, em 1980, ela o matou com três tiros na casa deles no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Na época, Dorinha alegou legítima defesa.

Levada a júri, a artista foi condenada a 18 anos de prisão. O julgamento foi anulado, advogados entraram com recursos, mas ela teve a pena reduzida para seis anos. Chegou a cumprir oito meses de prisão, quando ganhou direto ao semiaberto para concluir a pena.

FONTE: EXTRA