Presos em Marataízes suspeitos de enviar drogas ao exterior em cascos de navio

A Polícia Militar informou que os dois estariam envolvidos em apreensão de abril deste ano de uma tonelada de cocaína.

Homem preso em Marataízes, Espírito Santo, pela Polícia Militar é suspeito de participar de apreensão de uma tonelada de cocaína que seria colocada em cascos de navios e enviada para o exterior — Foto: Reprodução/ TV Gazeta -

Dois homens foram presos suspeitos de integrarem uma quadrilha internacional de tráfico de drogas no sábado (10) e na segunda-feira (12) em Marataízes, no Sul do Espírito Santo. A investigação aponta que eles estariam envolvidos na apreensão de uma tonelada de cocaína em Guarapari em abril deste ano.

O material seria levado para o exterior em cascos de navios. Stephon Oliveira do Couto Kalin, de 43 anos e Luiz Fernando Lucio Pimentel, de 28 anos, foram levados para o Centro de Detenção Provisória de Marataízes.

Investigação e prisões

A Polícia Militar informou que a partir da apreensão em Guarapari, foi descoberto um esquema altamente estruturado de tráfico internacional envolvendo embarcações, armamento de uso restrito e logística clandestina.

Durante a investigação inicial, os dois presos foram apontados como indivíduos com possível atuação na residência onde a droga e o armamento foram encontrados, tendo estado no local na noite anterior ao descobrimento do crime.

A PM relatou que conseguiu chegar até Kalin no bairro Belo Horizonte a partir de uma investigação com o objetivo de acabar com a quadrilha especializada de transporte marítimo de drogas.

O homem percebeu a chegada dos policiais e apagou as luzes de casa, mas foi abordado pelos militares e informado sobre o mandado em prisão em aberto.

O criminoso foi levado até a Delegacia da cidade. Ainda segundo a polícia, um segundo suspeito de envolvimento na mesma quadrilha também foi preso no sábado (10) no mesmo município, mas no bairro Acapulco.

Os militares contaram que o homem tentou fugir e quebrou o celular, mas foi detido. O nome e idade do preso não foram divulgados.

Nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, que foi conduzido para a delegacia de Itapemirim, no Sul do estado.

g1 entrou em contato com a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Secretaria de Justiça (Sejus) para pedir mais detalhes sobre as prisões, mas não teve nenhum retorno até a última atualização desta reportagem.

Embaladas em malas

No dia dois de abril deste ano, a PM apreendeu cerca de uma tonelada de cocaína e um fuzil AR-15 em uma marina no bairro Perocão, em Guarapari.

A droga estava embalada em várias malas grandes e preparada para transporte marítimo. Um homem também foi preso.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, os entorpecentes estavam acondicionados em malotes equipados com alças, um método frequentemente utilizado para fixar drogas aos cascos de navios.

A suspeita é que a cocaína seria transportada para outros estados e até para o exterior.

Segundo a PM, destino seria o tráfico internacional — Foto: Any Cometti

FONTE: ISABELLE OLIVEIRA – G1