
Na noite deste sábado (10) um episódio dramático ocorreu na Unidade de Saúde do Sistema Prisional (USSP), em Vila Velha (ES). Um preso armado fez dois agentes penitenciários reféns e tentou fugir por uma área de mata após ser atendido na USSP. A fuga foi frustrada após cerca de 500 metros, quando o detento foi baleado e imobilizado por policiais.
O episódio envolveu o detento Romário Nogueira dos Santos, recluso na Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V). Por volta das 21h, o preso foi levado à unidade de saúde em estado crítico, alegando estar vomitando sangue e desmaiando, o que motivou sua remoção emergencial sem o uso de algemas.
Após receber atendimento da equipe de enfermagem e apresentar sinais de melhora, Romário foi transferido da maca para uma cadeira de rodas para dar lugar a outro preso que necessitava de sutura. Ainda com acesso venoso, ele teve uma sutura realizada no braço. Cerca de 30 minutos depois, Romário surpreendeu os presentes ao se levantar repentinamente e imobilizar um policial pelas costas, com um “mata-leão”. No chão, conseguiu tomar a pistola PT100 do agente e efetuou um disparo, que não atingiu ninguém, mas acertou a porta da sala da unidade.
Armado, o detento manteve o policial como refém e saiu da unidade em direção à mata. Durante a fuga, exigiu que outro agente entregasse sua arma, sob ameaça de matar o colega — o que foi feito para preservar a vida do refém. Ambos os policiais passaram a ser levados sob a mira da arma.
A tentativa de fuga seguiu por cerca de 500 metros, até que uma equipe da Divisão Especial de Repressão (DERP), a bordo de uma viatura, conseguiu interceptar o grupo. Em um momento de distração do detento, os policiais reféns visualizaram uma brecha: o primeiro iniciou uma luta corporal e o segundo efetuou um disparo preciso na panturrilha esquerda do preso, imobilizando-o imediatamente.
Na sequência, um dos policiais aplicou um torniquete que, segundo a guia médica, foi decisivo para salvar a vida de Romário. O SAMU foi acionado e, diante da gravidade do ferimento, o preso foi levado diretamente ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), onde permanece internado.
FONTE: Thauane Lima – ESHOJE