
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, definiu o nome que vai ocupar a vaga de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O advogado Hélio João Pepe de Moraes foi o escolhido a partir da lista tríplice elaborada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJES).
A nomeação consta em publicação do Diário Oficial desta quarta-feira (7). O processo foi iniciado ainda no último ano, com Hélio Moraes tendo sido o mais votado para compor a lista tríplice entregue pelo TJES ao Executivo federal.
Hélio Moraes venceu a concorrência dos advogados Gustavo Varella Cabral e Gustavo Mauro Nobre. Ele ocupará a cadeira de Renan Sales Vanderlei, que encerrou o segundo mandato.
Como foi o processo eleitoral?
Durante o processo eleitoral, os desembargadores e as desembargadoras que integram o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo escolheram os nomes dos 3 juristas para a lista tríplice.

Na ocasião, Hélio João Pepe de Moraes terminou em primeiro, com 19 votos; enquanto Gustavo Varella Cabral, com 18 votos, e Gustavo Mauro Nobre, com 15 votos, completaram a lista.