Presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexandre Maitan, anuncia concurso público após 15 anos

Certame vai fortalecer quadro efetivo e garantir mais transparência e eficiência no Legislativo.

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim se prepara para realizar um novo concurso público após um intervalo de 15 anos. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, vereador Alexandre Maitan (União Brasil), durante sessão ordinária desta terça-feira (02).

O último concurso aconteceu em 2010, quando Maitan ocupava o cargo de Chefe de Gabinete do então presidente, professor David Lóss. Agora, à frente do Legislativo, ele destaca que a realização do certame é um compromisso com a eficiência administrativa, a transparência, controle interno e o fortalecimento da democracia.

“Estamos há mais de uma década sem concurso. É hora de recompor o quadro efetivo da Câmara, garantindo servidores concursados, qualificados e comprometidos com o serviço público. Essa medida também contribui para o equilíbrio econômico, financeiro e atuarial do Ipaci e assegura que a Casa continue funcionando de forma cada vez mais transparente e eficiente”, afirmou o presidente.

A iniciativa, segundo Maitan, é compartilhada por todos os vereadores. Embora a condução do processo esteja sob a responsabilidade da Presidência, a decisão tem o apoio integral do colegiado.

Um concurso público é importante pois reforça o quadro efetivo da Câmara, garantindo mais estabilidade e qualificação técnica para o serviço legislativo; fortalece a transparência e a democracia, com ingresso por mérito e igualdade de oportunidades; e ainda contribui para a sustentabilidade do Ipaci (Instituto de Previdência do Município), com mais servidores efetivos contribuindo para o sistema.

O concurso será conduzido com base em critérios técnicos e dentro das normas legais. Em breve, a Câmara divulgará informações detalhadas sobre cargos, vagas e cronograma. “Estamos dando um passo importante para a modernização do Legislativo cachoeirense. Esse concurso é um avanço para a instituição e para toda a população, que terá um serviço ainda mais qualificado”, reforçou Alexandre Maitan.