Prefeitura de Vila Velha posta Nota de Esclarecimento após polêmica sobre despejo

Nota veio depois da notícia de que mais de 800 famílias estariam em risco de despejo no município. Nesta terça-feira (25) os moradores ocuparam a sede da Prefeitura de Vila Velha em protesto.

Nota veio depois da notícia de que mais de 800 famílias estariam em risco de despejo no município. Nesta terça-feira (25) os moradores ocuparam a sede da Prefeitura de Vila Velha em protesto.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A reintegração de posse da área das comunidades conhecidas como Vila Esperança e Vale Conquista, na região de Jabaeté, foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) por se tratar de área particular. 

A Prefeitura de Vila Velha se solidariza com os moradores e se colocou à disposição deles.  O município vai dar todo apoio no que tiver ao seu alcance e dentro dos princípios legais. 

Vale ressaltar que, em 2020, foi feito um Decreto de Utilidade Pública para desapropriar a área, porém não houve o pagamento  indenizatório e nem tampouco a justificativa, ou seja, na época, o município não depositou o valor justo pelo imóvel desapropriado. Portanto, o referido decreto perdeu a sua validade.

Importante destacar, ainda, que o imóvel já era alvo de reintegração de posse pelos proprietários desde 2019. Em julho de 2022 houve o selamento da área pela Justiça, ou seja, determinando que não entrasse nenhuma outra família no local.

O município reforça seu compromisso com a política habitacional, que, em âmbito nacional, teve um descontinuidade nessa área no período de 2015 a 2020. Mesmo assim, Vila Velha foi o único município brasileiro que conseguiu captar recursos para construção de 280 moradias populares, em 2024. Essas moradias vão contemplar moradores já incluídos no Cadastro Habitacional Municipal.

Apesar dessa conquista, a prefeitura entende que essas moradias não vão atender ao deficit habitacional existente no município, e que é a realidade em todo o país.”
FONTE: PREFEITURA DE VILA VELHA