
O prefeito Toninho Bitencourt comentou o índice, porém considera que a Prefeitura de Marataízes ainda pode melhorar muito mais. “A nossa gestão administrativa vai avançar ainda mais em transparência nos próximos anos. Nossos órgãos que cuidam do bom desempenho da administração, como as secretarias municipais de Administração e de e o Controle Interno seguem acompanhando e cobrando melhorias para que possamos aprimorar ainda mais nossos índices. Seguimos perseguindo mais evolução e transparência”, disse o prefeito.
Com os 90,2 pontos obtidos no levantamento deste ano, Marataízes ficou em 32º lugar entre todos os 78 municípios do Espírito Santo.
A Transparência Capixaba faz o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública com apoio institucional do grupo Espírito Santo em Ação. Em 2025, foram avaliadas as 78 prefeituras do Espírito Santo, mostrando um cenário de avanços consistentes em transparência.
“Dos 78 avaliados, seis conseguiram gabaritar a avaliação, mostrando que é possível alcançar níveis ótimos de transparência, e dando o exemplo para que outros também consigam. Muitos outros alcançaram notas próximas ao nível ‘ótimo’, e alguns ainda permanecem em faixas regulares, revelando que a transparência ainda não é realidade uniforme no Estado”, avalia o grupo Espírito Santo em Ação.
Em 2003. diante de uma grave crise institucional, marcada por desmandos administrativos e denúncias de corrupção na área pública, e que gerava desafios e dúvidas com relação ao presente e, principalmente, ao futuro, o Espírito Santo em Ação foi criado por 16 empresários e executivos capixabas. Eles decidiram reunir suas experiências na gestão privada e, de forma voluntária, desenvolver projetos para apoiar iniciativas da gestão pública.
O principal objetivo do grupo era se organizar e se articular para propor um novo modelo de desenvolvimento para o Espírito Santo. E a partir dali, então, contribuir com a construção de uma consciência cidadã, com a promoção do pluralismo político e ideológico, com a ética e a responsabilidade social.
FONTE : PREFEITURA DE MARATAIZES