Policiais Penais do ES iniciam testes com câmeras corporais no sistema prisional

Equipamentos com tecnologia de ponta começam a ser testados em penitenciárias capixabas; previsão é que uso oficial inicie ainda em agosto

Policiais penais do Espírito Santo iniciaram, no dia 1º de agosto, a fase de testes com câmeras corporais em unidades prisionais do Estado. A medida faz parte da implementação de um novo sistema de monitoramento no sistema prisional capixaba, coordenado pela Secretaria da Justiça (Sejus).

Inicialmente, 400 câmeras serão distribuídas entre agentes que atuam em diversas penitenciárias. A Sejus estima que o uso oficial dos dispositivos comece ainda neste mês, após a conclusão de três etapas: adequação tecnológica das unidades, capacitação dos servidores e publicação da norma que regulamenta o uso dos equipamentos.

Técnicos da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) e da empresa fornecedora dos dispositivos estão realizando os ajustes necessários na infraestrutura das unidades para garantir o pleno funcionamento do sistema.

As câmeras possuem tecnologia avançada, incluindo memória interna, GPS, alta resolução de imagem, sensor de gravidade 3D e autonomia para até 100 horas de gravação contínua de áudio e vídeo.