A Operação Placa Fantasma, deflagrada pela Polícia Civil do Espírito Santo na manhã desta segunda-feira (9), avançou no combate à adulteração de placas veiculares no município da Serra. Durante a ação, os policiais prenderam um casal em flagrante e cumpriram sete mandados de busca e apreensão em diferentes bairros da cidade.
Desde o início das investigações, a Polícia Civil passou a monitorar indícios de um esquema estruturado. Assim, com o avanço das apurações, as equipes reuniram provas suficientes para deflagrar a operação.
Operação Placa Fantasma e o esquema investigado
A Operação Placa Fantasma foi coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), com apoio da Guarda Municipal da Serra. De acordo com as investigações, os suspeitos utilizavam uma empresa credenciada ao Detran ES para viabilizar fraudes envolvendo placas veiculares.
Além disso, a polícia identificou que o esquema permitia a produção de placas virgens e, posteriormente, a inserção desses materiais no mercado ilegal. Dessa forma, os criminosos conseguiam burlar sistemas de fiscalização e dificultar a identificação de veículos adulterados.
Materiais apreendidos durante a Operação Placa Fantasma
Durante a Operação Placa Fantasma, os policiais apreenderam celulares, aparelhos eletrônicos e equipamentos usados diretamente na adulteração de placas. Além disso, recolheram materiais que indicam o processo completo de fabricação e comercialização das placas irregulares.
Segundo o delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da DRFV, todo o material apreendido vai contribuir para aprofundar as investigações. Assim, a polícia espera identificar outros integrantes do grupo criminoso e possíveis ramificações do esquema.
Mandados cumpridos e prisões em flagrante
As equipes cumpriram os mandados de busca e apreensão nos bairros Residencial Vista do Mestre, Planície da Serra, Morada de Laranjeiras, Ourimar e Jardim Limoeiro, todos localizados no município da Serra.
Durante as diligências, os policiais prenderam um homem de 24 anos e uma mulher de 25 anos no bairro Planície da Serra. Na sequência, ambos foram autuados em flagrante por adulteração veicular e encaminhados ao sistema prisional.
Operação Placa Fantasma segue em andamento
Por fim, a Polícia Civil informou que a Operação Placa Fantasma continua em andamento. Portanto, novas diligências podem ocorrer nos próximos dias, inclusive para identificar outros envolvidos e ampliar o alcance das investigações.
Além disso, a corporação reforça que o combate à adulteração de placas veiculares é essencial para a segurança pública. Consequentemente, ações como essa ajudam a reduzir crimes associados, como roubos, furtos e clonagem de veículos..
