Playfulness: o novo antídoto do burnout

Com abordagem pioneira no Brasil, psicólogo Lucas Freire propõe a prática da ludicidade para enfrentar a avalanche de doenças relacionadas ao trabalho

Foto: Reprodução -

Em uma realidade onde estresse, burnout, ansiedade, depressão e outras enfermidades relacionadas ao trabalho estão quase naturalizadas, o livro Playfulness: Trilhas para uma Vida Resiliente e Criativa apresenta uma abordagem inovadora e prática para promover o bem-estar coletivo.

Ao questionar os modelos tradicionais que desconsideram as necessidades humanas de descanso e autocuidado, Lucas Freire propõe uma ruptura essencial e inspira a adoção do playfulness como estratégia de transformação pessoal e organizacional. Este convite traça o caminho para um futuro mais saudável e equilibrado, onde o trabalho deixa de ser fonte de sofrimento e passa a ser um meio de crescimento e realização pessoal.

Onde encontrar: Amazon

Dificuldade de ter atenção, privação social, privação do sono e dependência que colocam em risco a saúde física e mental. Essas são algumas consequências do uso excessivo de telas em crianças. Para combater essa realidade desde cedo, Freire transforma os encantos da brincadeira “à moda antiga” em uma jornada de autoaprendizado para os pequenos no livro infantil O Leão da Bochecha de Balão e a Redescoberta do Play.  

A narrativa segue um leãozinho que costumava ser alegre e sociável, mas passou a se isolar e deixou de apreciar qualquer atividade sem o celular. Para o personagem, as doses rápidas de dopamina que a hiperconectividade proporciona tiraram o brilho de outros tipos de lazer. Inspirado na própria vivência com o filho, o autor propõe uma reflexão às famílias e uma maneira leve e descontraída de ensinar às crianças o valor de experiências autênticas e de manter a mente curiosa

Onde encontrar: Amazon

Lucas Freire é psicólogo, professor, empreendedor, escritor e palestrante. Especialista na criação de treinamentos e programas com experiências voltados para o desenvolvimento comportamental, criatividade, resiliência e liderança. Em 20 anos de carreira, já realizou mais de 2 mil eventos, impactando mais de 100 mil pessoas. Fomenta ideias e provocações sobre carreira, mercado de trabalho, criatividade, inovação e liderança.

Freire é pioneiro no Brasil ao defender o conceito de “playfulness”: atitude mental de curiosidade, abertura e engajamento criativo com o mundo ao redor. É uma forma de estar presente, de criar significado no momento e de fortalecer uma resistência emocional contra os efeitos negativos da pressão cotidiana.