
A partir de 28 de fevereiro, todos os bancos e instituições financeiras participantes do Open Finance deverão oferecer o Pix por aproximação. A nova funcionalidade permitirá pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco ou escanear QR Codes.
Com a mudança, será possível cadastrar o Pix em carteiras digitais, como o Google Pay (GPay), e pagar apenas aproximando o celular da maquininha. O Banco Central (BC) informou que as instituições financeiras precisarão aceitar transações via NFC (Near Field Communication), tecnologia já usada em cartões de crédito e débito.
O pagamento via Pix por aproximação seguirá um processo simples. O estabelecimento digita o valor na maquininha e seleciona a opção Pix, como já acontece com QR Codes. O cliente aproxima o celular e confirma a transação por biometria.
Mesmo sem a exigência, algumas instituições financeiras já disponibilizam o Pix por aproximação dentro de seus próprios aplicativos. O Banco do Brasil e o Bradesco foram os primeiros a oferecer a opção de forma independente.
Apple e Samsung Pay
Inicialmente, o Google Pay já permite o Pix por aproximação para clientes do Itaú, C6 Bank e PicPay. Outras instituições financeiras seguem em processo de integração e devem concluir a adesão até o fim do piloto do Open Finance, no dia 28.
Já o Apple Pay e o Samsung Pay ainda não aderiram à nova funcionalidade. Como essas empresas não se cadastraram oficialmente como “iniciadoras de pagamento” no Banco Central, elas não são obrigadas a oferecer o serviço. As negociações para inclusão no sistema seguem em andamento.
Como cadastrar a conta no Google Wallet
Para ativar a nova função, é necessário cadastrar a conta bancária no Google Wallet. O processo é simples e pode ser feito diretamente no celular:
- Abrir o aplicativo Carteira do Google;
- Tocar em “Adicionar à carteira”;
- Selecionar “Cartão de pagamento”
- Escolher um cartão já salvo ou adicionar um novo;
- Inserir os dados manualmente ou escanear com a câmera;
- Aceitar os termos do emissor e concluir a verificação.
FONTE: ES360