Piúma lança plataforma MaréCult para fortalecer cultura

A ferramenta pretende mapear o cenário artístico piumense e atuar como instrumento de governança digital, fortalecendo a participação

A Prefeitura de Piúma, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou na noite desta quarta-feira (15), a plataforma Maré Cult Piúma em reunião com artistas, produtores e agentes culturais. O encontro também abordou temas estratégicos para o fortalecimento da política cultural local, como o novo Credenciamento de Atividades Artísticas e Culturais, a Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural e o andamento do Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O Maré Cult Piúma será uma plataforma livre, colaborativa e interativa, criada para reunir informações sobre agentes, espaços, eventos, projetos e oportunidades culturais. A ferramenta pretende mapear o cenário artístico piumense e atuar como instrumento de governança digital, fortalecendo a participação social e ampliando o acesso às políticas públicas de cultura. O lançamento está previsto para o início de 2026.

Durante o evento, o secretário municipal de Cultura, Mateus Motta, destacou que a iniciativa foi pensada para aproximar a comunidade cultural da gestão pública “Nosso objetivo é criar um ambiente vivo e colaborativo, onde todos possam se ver representados. O Maré Cult vai nos ajudar a planejar melhor, apoiar os artistas e democratizar o acesso às oportunidades culturais”, afirmou.

O encontro reforçou o compromisso da Secretaria com a construção participativa das políticas culturais e com a valorização da produção artística local.

FONTE: PREFEITURA DE PIÚMA